O Município de Lousada promove no próximo fim de semana, 21 e 22, o XVI Festival Internacional de Camélias, com epicentro na Praça das Pocinhas e atividades culturais, musicais e gastronómicas espalhadas pelo concelho. A abertura oficial decorre sábado às 15h00, com atuações musicais, entrega de prémios do Concurso das Camélias e workshops temáticos. No domingo, destacam-se os passeios guiados por emblemáticos jardins de camélias, oficinas criativas e a peça Romeu e Julieta apresentada pela Jangada Teatro. Ao longo do fim de semana, a exposição e mercado de camélias animam o centro da vila, enquanto concertos e espetáculos complementam o programa cultural. Em paralelo, o Fim de Semana Gastronómico convida a saborear cozido à portuguesa e leite-creme queimado nos restaurantes aderentes, com ofertas especiais em alojamento turístico.
No sábado, a cerimónia oficial de abertura está agendada para as 15h00, com um momento musical protagonizado pelo Conservatório de Música do Vale do Sousa. A que segue a animação do grupo “Persil Noir”. Às 15h30 vão ser entregues os prémios do Concurso das Camélias, seguindo-se o workshop de Chá de Camélias, a partir das 16h30, no Centro de Interpretação do Românico (CIR).
Pelas 21h00, no Auditório Municipal, realiza-se um concerto do Jazz Ensemble do Norte.
No domingo, dia 22 realizam-se dois passeios pelos Jardins de Camélias. De manhã, o ponto de encontro é às 9h00, e à tarde às 14h30, junto à Loja Interativa de Turismo. Vão ser visitados os jardins da Casa de Cimo de Vila, em Sousela, Casas do Souto, em Macieira, e Casa do Rio, no Torno. Ainda durante a amanhã, pelas 10h30, vai realizar-se uma Oficina de Azulejos Relevados – Camélias moldadas em cerâmica, que vai ter lugar no CIR. Durante o dia, quem visitar a exposição e Mercado de Camélias, vai ter a oportunidade de assistir à animação dos “Persil Noir”. A partir das 16h00, a Jangada Teatro apresenta a peça Romeu e Julieta, no Auditório Municipal. As Inscrições para os workshops e visita aos Jardins de Camélias deve ser efetuada na Loja Interativa de Turismo de Lousada, através do telefone 255820580 ou através do email turismo@cm-lousada.pt
Passeio pelos Jardins de Camélias
No segundo dia do Festival, os apreciadores de Camélias vão ter a oportunidade de conhecer, ou revisitar, jardins onde esta planta está presente, nomeadamente: Casa de Cimo de Vila, Casas do Souto e Casa do Rio.
A Casa de Cimo de Vila, em Sousela, está envolvida por um jardim, onde as camélias assumem especial destaque, a par de árvores de grande porte. Construída em meados do século XIX, a casa apresenta uma arquitetura de inspiração neoclássica, refletindo o modo de vida aristocrático da época.
As Casas do Souto, em Macieira, integram-se numa envolvente rural e arborizada, marcada pela tranquilidade e pela relação próxima com a paisagem natural. O conjunto destaca-se pelos espaços exteriores cuidados, onde jardins e zonas verdes contribuem para um ambiente acolhedor e sereno.
A última visita é à Casa do Rio, no Torno, junto ao rio Sousa e envolvida por campos agrícolas, distinguindo-se pela sua avenida de camélias, que acompanha o caminho de acesso à casa, formando um túnel florido durante o inverno. Em frente à habitação, um pequeno lago reforça a harmonia do conjunto, enquanto, nas traseiras, um jardim florido e uma levada criam um ambiente tranquilo e propício à contemplação.
Cozido à Portuguesa e Leite- Creme no fim de semana
O Fim de Semana Gastronómico regressa nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro, um evento do Turismo do Porto e Norte de Portugal, a que o Município se junta anualmente. O Cozido à Portuguesa e Leite-Creme Queimado voltam a ser os escolhidos para representar a gastronomia local. Os restaurantes aderentes são Visconde, Brazão, Assembleia Food Experience, Foral – Tapas & Wine Bar, Recantos D’harmonia, Natura – Restaurante Bar- -Lounge, Estrada Real, Passion Flower, Quinta de Cedovezas, Tasquinha Chanel e Parabéns. No mesmo fi m-de-semana são vários os empreendimentos turísticos e de alojamento local que praticam preços mais acessíveis para quem pretenda pernoitar em Lousada. A Casa de Juste, no Torno, Quinta de Lourosa, em Sousela, a Quinta de Vila Nova, em Casais, e as Casas do Souto, em Macieira, associam- -se ao Festival Internacional de Camélias e ao Fim-de-Semana Gastronómico.













Comentários