por | 10 Jul, 2024 | Finanças, Opinião, Ricardo Luís

INSATISFAÇÃO COM A VIDA FINANCEIRA

Falar de finanças e de vida financeira é um não assunto. É um tema incomodativo e que não se quer falar. Gera mesmo ansiedade!

É reconhecido, que o nível de literacia financeira é baixo, independente do estrato social ou faixa etária. Felizmente, ao nível escolar, começa a haver uma grande preocupação com o tema e têm sido introduzidas aulas no Ensino Secundário sobre Literacia Financeira.

Pagar as contas e cumprir as obrigações financeiras é o padrão do comum do português. O sobre endividamento está associado a comportamentos de consumo descuidados e imprudência financeira, sendo também uma fonte de estigma social e preconceito, o que coloca pressão sobre as condições de vida das pessoas.

(In)felizmente, há um excesso de cartões de fidelidade associado a cartões de crédito. O processo é demasiado simples e, infelizmente, não há a preocupação com as letras pequenas associados à subscrição do referido cartão.

É necessário perceber quais os juros associados; quais as despesas associadas ao cartão a 3, 6, 12 meses. Todas estas informações são compiladas na Base de Dados do Banco de Portugal. Recomenda-se que verifiquem, no Portal do Banco de Portugal, todos os cartões que têm em seu nome e vosso agregado familiar. E se os mesmos, fazem mesmo sentido? Ter um cartão tem custos! Nada é grátis.

Há necessidade de investir na informação financeira e ler as letras pequenas dos contractos com entidades bancárias e cartões de fidelização associados a cartões de crédito.

O nível de conhecimento financeiro está em níveis baixos comparados com os países da União Europeia.

Mais de metade dos portugueses assume ter demasiadas dívidas, com valores altos face aos seus rendimentos. E não tem um fundo de emergência, sendo o nível de poupança muito baixa.

Ricardo Luís *  

Contabilista e Consultor de empresas 

  

* Escreve mediante o antigo acordo ortográfico  

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Entrevista Exclusiva com Fabien Pailler: “Ganhar em Lousada seria uma enorme surpresa, mas o futuro promete”

O Campeonato da Europa de Rallycross vai ter todos os focos apontados a Lousada no próximo fim de...

João Silvestre: “Temos um grupo que pode surpreender neste campeonato”

O novo treinador da AD Lousada, em entrevista exclusiva ao Louzadense, antevê o arranque da...

AMBIENTE & PATRIMÓNIO, POR ERNESTO GONÇALVES

A POUPA — A ave com uma crista de guitarrista punk-rock Há aves que até podem passar...

Segurança de cosmética: a conta que polícias e cidadãos estão a pagar

Durante décadas, a política de segurança pública em Portugal foi marcada por uma progressiva...

Entrevista: Cafi Sousa, do Inferno das Febras e a estrela americana Chris Lembrach

Esta é uma breve entrevista centrada na componente política, que está fortemente presente nos...

Paula Teles prepara álbum que mistura Rock e Fado

A vocalista Paula Teles, a artista lousadense com maior atividade no panorama rock e metal do...

Artista Leonor Afonso expõe na Contextile 2026

Uma jovem artista de Lousada apresenta em Guimarães uma obra inspirada no stress e na ansiedade...

Vindimas 2026: Adega Cooperativa de Lousada já definiu calendário para entrega de uvas

Campanha arranca a 1 de setembro e prolonga-se, previsivelmente, até 25 de setembro, com a receção...

Casais e o Seu Lado Lunar

Há lugares que se descrevem pela geografia. Outros, pela história. Casais, porém, pertence ao raro...

IL LANÇA “DADOS ABERTOS LOUSADA”

NOTA DE IMPRENSA DA Iniciativa Liberal Lousada de 17 de agosto de 2026A Iniciativa Liberal de...

Siga-nos nas redes sociais