por | 2 Jul, 2026 | Freguesias

Caíde de Rei homenageia personalidades e instituições nas Distinções Honoríficas 2026

A sessão solene da Junta de Freguesia de Caíde de Rei distinguiu empresas, antigos radialistas, funcionárias das escolas primárias e cidadãos pelo contributo para o desenvolvimento e identidade da freguesia.

A freguesia de Caíde de Rei prestou homenagem a várias personalidades e instituições durante a Sessão Solene das Distinções Honoríficas 2026, realizada nesta quarta-feira, no auditório da Junta de Freguesia. A cerimónia, integrada no programa das Festas de São Pedro, voltou a reconhecer o percurso, a dedicação e o contributo de cidadãos e entidades que marcaram a história e o desenvolvimento da comunidade.

A sessão contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lousada, Nélson Oliveira, e do presidente da Junta de Freguesia de Caíde de Rei, Luís Peixoto, que destacou a importância de distinguir aqueles que, através do seu trabalho e espírito de serviço, deixaram uma marca significativa na freguesia.

Nesta edição, as Medalhas de São Pedro 2026 foram atribuídas à Oficina Auto 2000, à Serralharia A. Reis e ao Talho Avenida, em reconhecimento pelo percurso empresarial e pelo contributo para o desenvolvimento económico e social de Caíde de Rei.

Foram igualmente homenageados os membros das antigas rádios locais Rádio Fuga, Rádio Voz Caídense e Rádio Vale do Sousa, distinguindo o papel desempenhado por estas emissoras na divulgação da informação, da cultura e da identidade da freguesia durante a década de 1980, período marcado pela proliferação das chamadas “rádios pirata” na região.

As Chaves de São Pedro 2026 distinguiram também antigas funcionárias das escolas primárias da freguesia pelo exemplo de dedicação e pelos mais de três décadas de serviço prestado à comunidade educativa. Foram homenageadas, a título póstumo, Isaura Queirós, conhecida por “Isaurinha”, e Irene Barbosa, “Ireninha”, bem como Maria Beatriz Rodrigues, “Miquinhas da Escola”, e Maria Eulália Mendes, “Lolinha”.

A distinção foi ainda atribuída a Abílio da Cunha Sousa e a António de Sousa Meireles, antigo presidente da Junta de Freguesia, pelo percurso desenvolvido e pelo contributo para a valorização e crescimento de Caíde de Rei.

Na sua intervenção, Luís Peixoto salientou que “é de grande importância reconhecer as pessoas pela marca que deixaram e continuam a deixar na freguesia de Caíde de Rei”, considerando que estas distinções representam um gesto de gratidão coletiva para com todos aqueles que ajudaram a construir a identidade e a história da comunidade.

A Sessão das Distinções Honoríficas voltou, assim, a afirmar-se como um dos momentos mais simbólicos da vida da freguesia e das Festas de São Pedro, celebrando o mérito, a dedicação e o legado de cidadãos e instituições que constituem motivo de orgulho para Caíde de Rei.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

𝐂𝐨𝐧𝐯𝐨𝐜𝐚𝐭ó𝐫𝐢𝐚 𝐀𝐬𝐬𝐞𝐦𝐛𝐥𝐞𝐢𝐚 𝐆𝐞𝐫𝐚𝐥 𝐀𝐬𝐬𝐞𝐦𝐛𝐥𝐞𝐢𝐚 𝐑𝐞𝐜𝐫𝐞𝐚𝐭𝐢𝐯𝐚 𝐞 𝐃𝐞𝐬𝐩𝐨𝐫𝐭𝐢𝐯𝐚 𝐋𝐨𝐮𝐬𝐚𝐝𝐞𝐧𝐬𝐞 Nos termos dos...

Há frases que nos atravessam sem pedir licença. Não sabemos bem porquê, mas ficam connosco,...

Dia Mundial dos Cuidados Paliativos - 10 de outubro Aos olhos de uma criança, viver pode ser tão...

Quando começa o outono, imaginamos desde logo as folhas das árvores a mudar de cor. Os caminhos...

Concurso da Rota do Românico: “O Românico e a Fundação da Nacionalidade”

Num momento em que se preparam, a nível nacional, as comemorações dos 900 anos da Fundação de...

Nespereira: Recolha solidária de livros

A Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica de Nespereira, em colaboração com...

Norte cria mais 37 mil empregos e reduz desemprego

O desemprego baixou para 5,7%, revela Norte Conjuntura Nova edição do boletim da CCDR NORTE, que...

Operação “Hermes”: Lousada na rota da megafraude transnacional de 150 milhões de euros

O concelho de Lousada foi um dos focos de uma das maiores investigações criminais de fraude fiscal...

Goldenergy abriu loja em Lousada

A Goldenergy inaugurou oficialmente a sua nova loja em Lousada, situada na esquina da Rua de Santo...

Uma casa em construção (?)

-- Bruno Santos, presidente da Federação Portuguesa de Hóquei * O Hóquei português tem História...

Siga-nos nas redes sociais