por | 5 Out, 2025 | Associativismo, Sociedade

School Dance: 19 Anos de Paixão pela Dança

Há quase duas décadas, a School Dance em Lousada tem sido muito mais do que uma escola de dança. É uma verdadeira família que acolhe, incentiva e transforma vidas através do movimento. Com 19 anos de existência, a instituição tem consolidado uma reputação no setor, formando gerações de bailarinos e incentivando a paixão pela dança em todas as idades. Até têm um grupo de Ladies, composto por mães de alunos. As professoras Marta e Sofia falaram ao nosso jornal sobre este fenómeno musical e dançante em Lousada. Esta coletividade tem atualmente oito professores, sendo que quatro são de Lousada e três são um produto da escola, com muitos anos de dança na School Dance.

Com cerca de 330 alunos de diferentes faixas etárias, dos 3 anos aos 24 anos a School Dance faz 19 anos neste mês de Outubro, motivo pelo qual fomos ouvir algumas protagonistas. Entre as figuras que fazem parte da história da School Dance estão Marta Dalila Silva de Oliveira e Ana Sofia Cardoso Pereira Nunes, duas mulheres cuja relação com a escola vai além do ensino e da aprendizagem: representam o espírito de dedicação, crescimento e comunidade que caracteriza a School Dance. Marta Dalila: uma pioneira na escola Licenciada em Desporto, instrutora de fitness e professora de dança, Marta Dalila está na School Dance há cerca de 12 anos, sendo atualmente a profissional mais antiga da instituição. Desde pequena, a paixão pela dança acompanha sua vida, especialmente pelo Hip Hop, estilo que explora desde a adolescência. Para ela, os benefícios físicos, mentais e sociais da dança são evidentes: “melhora a coordenação, flexibilidade, auto-estima, estimula o cérebro e promove a integração social de forma divertida, independentemente da idade”.

Segundo Marta, “a evolução dos grupos de dança na escola é algo positivo, pois incentiva a criatividade, a competição saudável e a busca constante por fazer mais e melhor”. O momento preferido de Marta “é a Gala anual, uma oportunidade mágica de ver seus alunos mais pequeninos, com idades entre 3 e 7 anos, apresentarem-se pela primeira vez em palco, enchendo seu coração de orgulho e alegria”. Para ela, a escola deve continuar a trabalhar sempre para oferecer melhores condições e abrir- se a novos projetos que possam atrair mais alunos e expandir ainda mais o alcance da dança. Ana Sofia: o Legado e a Renovação Com 22 anos, Ana Sofia Nunes é um exemplo vivo do impacto que a School Dance tem na formação de jovens talentos. Entrou na escola aos 7 anos, como aluna, e descreve a sua trajetória “como um processo de crescimento pessoal e artístico”. Sentindo-se apoiada por toda a comunidade School Dance, realizou seu sonho ao tornar-se professora, em 2021, podendo assim retribuir todo o incentivo recebido ao longo dos anos. Ana Sofia ensina diversos estilos, desde hip hop até danças urbanas e contemporâneo, sempre com o intuito de “transmitir paixão, técnica e alegria nas aulas”. Para ela, “a dança é uma atividade completa, que trabalha corpo e mente, fortalecendo coordenação, postura, resistência, além de liberar emoções, diminuir o stress e aumentar a auto-estima”. Esta professor reforça ainda “o valor da dança de grupo na formação de amizades e no desenvolvimento do espírito de equipa”. O momento mais marcante na sua opinião “é o espetáculo anual da escola, considerado o culminar de meses de dedicação, onde os alunos se superam e partilham a sua alegria com a comunidade”.

Na visão de Ana Sofia, a School Dance é uma referência além de Lousada, formando gerações e promovendo uma cultura de esforço, paixão e inclusão. Ela acredita que “o segredo do sucesso está na preservação da essência da escola: um espaço onde a dança é sinónimo de alegria, amizade e crescimento pessoal”. Um Legado de Paixão e Inclusão Ao longo de quase duas décadas, a School Dance tem-se consolidado como um espaço de aprendizagem, criatividade e transformação. Os testemunhos de Marta e Ana Sofia exemplificam a força da dança como ferramenta de desenvolvimento pessoal e social, evidenciando o impacto profundo que uma escola comprometida pode ter na vida de tantas pessoas. Com esse legado, a escola prossegue na busca de mais e melhor para os seus alunos. Isso é procurado através de novas formas de inovar e expandir a sua missão, sempre guiada pelo amor à dança, à inclusão e à comunidade. Que venham muitos mais anos de movimento, alegria e crescimento na School Dance Lousada!

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

CRIME NO MEZIO DURA HÁ MAIS DE 20 ANOS

A apropriação do rio Mezio em Santa Eulália da Ordem, por um privado, dura há mais de 20 anos. É a...

“Se vencermos, vai-se respirar melhor em Lousada”

LEONEL VIEIRA, 56 ANOS, CANDIDATO À CÂMARA MUNICIPAL O seu nome completo é Leonel Domingos Reis...

“O rumo é para manter, mas com novas ideias e ambição”

NELSON OLIVEIRA, CANDIDATO DO PS À CÂMARA MUNICIPAL DE LOUSADA O candidato Nelson Oliveira tem 41...

“O concelho está a tornar-se um dormitório do Porto”

PAULO PINTO, CANDIDATO DO CHEGA À CÂMARA DE LOUSADA Chama-se Paulo de Jesus Barros Pinto, é...

Cooperativa é solução para resolver falta de habitações

Alberto Torres, candidato da CDU à Câmara de Lousada Natural da Senhora Aparecida, Alberto Torres...

Editorial 154 | Um novo presidente

As eleições autárquicas aproximam-se a passos largos. Nota-se o frenesim, o nervosismo, a ânsia, a...

_

A mudança não é apenas uma palavra bonita: é uma necessidade real. Quando os mesmos rostos ocupam...

*

A atribuição de apoios, subsídios e benefícios é uma das áreas mais sensíveis da vida autárquica....

Apenas três dias sobram para o início da campanha eleitoral - 30 de setembro a 10 de outubro:...

O racismo e a xenofobia são formas de discriminação profundamente enraizadas na história e na...

Siga-nos nas redes sociais