O Município de Lousada voltou a associar-se ao Banco de Portugal, à Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e à Comissão do Mercado de Valores, na promoção do Programa Nacional de Formação Financeira, que se realiza entre os dias 26 e 30 de Novembro, sob o lema “Na Formação Financeira Todos Contam! À distância de um clique”.
A Covid-19 levou à suspensão das iniciativas presenciais de formação financeira. Porém, o impacto económico da pandemia e das medidas de confinamento veio reforçar o papel que a formação financeira pode desempenhar no aumento da resiliência financeira das famílias.
Neste contexto, pretendem sensibilizar a população para a importância da formação financeira e divulgar os recursos online que o Plano Nacional de Formação Financeira disponibiliza no apoio à gestão financeira das famílias, através desta iniciativa.
Em Lousada vão ser dinamizadas ações, em contexto de sala de aula, junto dos alunos do 9º ano, para a sensibilização sobre a importância da poupança e orçamento familiar. Assim, durante esta semana diversas autarquias das Comunidades Intermunicipais do Alto Tâmega, Tâmega e Sousa e Terras de Trás-os-Montes, dinamizam ações de sensibilização
dirigidas aos munícipes, através dos seus sítios de internet e de canais de comunicação digitais.
As ações destinam-se à comunidade em geral, mas sobretudo à comunidade escolar, aos delegados reginais e formadores do Instituto do Emprego e Formação Profissional, a empreendedores, empresários e gestores de micro, pequenas e médias empresas, às autarquias.
Estão envolvidas no projeto entidades como a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundo de Pensões, o Banco de Portugal e a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.