por | 31 Out, 2023 | Finanças, Opinião

A COLABORAÇÃO EFICIENTE E O IMPACTO NA DIGITALIZAÇÃO

A digitalização dos processos nas empresas está a desempenhar um papel cada vez mais relevante na economia, especialmente em Portugal. Através da adopção de ferramentas digitais, as empresas podem colaborar de forma mais rápida e eficaz, resultando previsivelmente numa melhor tomada de decisão.

Um dos principais benefícios é a obtenção de informação mais precisa e actualizada. Ao utilizar ferramentas digitais para registar e processar transacções financeiras, é possível obter dados em tempo real, proporcionando uma visão clara da situação financeira da empresa. Assim, o gestor pode tomar decisões informadas e ajustar a sua estratégia de acordo com as tendências verificadas. Adicionalmente, os gastos administrativos reduzem significativamente. Ao automatizar tarefas rotineiras e eliminar a necessidade de mão humana, é possível optimizar tempo e os recursos alocados. Outro benefício relevante é o aumento de produtividade.

Com a digitalização, muitas tarefas que antes exigiam um grande esforço manual podem agora ser realizadas de forma mais rápida e precisa.

A digitalização tem um papel transformador na gestão. Ao permitir uma colaboração mais eficiente entre a equipa de trabalho, a informação será mais valiosa para a tomada de decisões atempadas. É informação com alto valor acrescentado para as empresas, reduzindo gastos administrativos, aumentando a produtividade e contribuindo para um menor impacto ambiental.

Os gestores podem concentrar-se em actividades de maior valor acrescentado, como a análise financeira, optimização fiscal e estratégia. Dessa forma, a colaboração intra-empresa torna-se mais estratégica e orientada para resultados.

Ricardo Luís *  

Contabilista e Consultor de empresas  

  * Escreve mediante o antigo acordo ortográfico  

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Há coisas tão presentes na nossa vida que deixámos simplesmente de olhar para elas. Os muros...

Sub15 do Lousada escorregou, mas não caiu

A equipa de sub-15 do Lousada está na luta pela subida ao Campeonato Nacional, o que seria um...

Espetáculo em Lustosa com quarta ronda do Nacional de Motocross

A freguesia de Lustosa recebeu no domingo, 31 de maio, a quarta ronda do Campeonato Nacional de...

Há artigos que se escrevem para informar. Há artigos que se escrevem para convencer. E há artigos...

​Isabel Malheiro Almeida: 25 anos a dar voz à Justiça

Celebrar 25 anos de advocacia é assinalar um percurso de dedicação, coragem e compromisso com a...

O Perigo das Notícias Falsas

Nos dias que correm, as redes sociais e a internet fazem parte do dia a dia de quase todas as...

Resumo das sessões de capacitação do projeto + Literacia Digital para a Comunicação Social

= EM ATUALIZAÇÃO =O jornal O Louzadense deslocou-se aos quatro agrupamentos escolares de Lousada,...

A CDU tem vindo a alertar as entidades públicas do concelho de Lousada para a necessidade urgente...

Há plantas que alimentam. Há plantas que contam histórias. E depois há plantas, como o tremoço,...

Decorreu este fim de semana o VII Campeonato Nacional de «Bombeirinhos de Ferro», que é uma...

Siga-nos nas redes sociais