Envelhecer é um processo inevitável na vida do ser humano; todos acabaremos por envelhecer um dia. Antigamente envelhecer consistia em conformar-se com os problemas de saúde física e psicológica que, naturalmente, surgem. Hoje, no entanto, ambicionamos sobretudo viver mais e com mais qualidade.
Diria, portanto, que devemos acautelar desde cedo todo este processo. É da nossa responsabilidade, jovens de hoje e futuros idosos do amanhã, tomarmos a iniciativa de, ao longo da nossa vida, ir introduzindo estratégias de autocuidado que contribuam para a nossa longevidade.
Cada pessoa deverá escolher que estratégias quer utilizar para cuidar do seu processo de envelhecimento e garantir assim a sua longevidade. Contudo, existem algumas dicas que podem ser importantes na promoção de uma vida longa e feliz, tais como:
- Investir em relações interpessoais saudáveis e de confiança;
- Ter um bom relacionamento de amor próprio ao cultivar a nossa autoestima e autoconfiança;
- Gerir de forma equilibrada o nosso investimento profissional com momentos de lazer;
- Planear a longo prazo como podemos vivenciar as várias transições da vida adulta -e.g. como lidar com a saída dos filhos de casa, como experienciar a entrada na reforma.
Em todo este processo é sem dúvida extremamente importante definir sobretudo quem somos, o que gostamos e não gostamos e como queremos gerir a nossa vida e todas as suas fases.
Envelhecer é inevitável. Porém, envelhecer saudavelmente é opção que cada um de nós pode fazer.
Defina como quer viver e como quer envelhecer.
Pense nisto e procure ajuda.
Andreia Moreira
Psicóloga
Comentários