por | 31 Mar, 2022 | + Literacia, Educação

+ literacia: Uma tarde entre amigos

Num dia de sol, o Vítor teve a ideia de ir, com os amigos, até à Mata de Vilar.

– Vamos visitar a Mata de Vilar? – perguntava o Vítor.

 – Pode ser! – diziam todos ao mesmo tempo.

A Joana, o Samuel, o Vítor e a Cassandra põem-se a caminho e dirigem-se para a Mata de Vilar.

Quando lá chegaram, foram à procura do dr. Pedro Sá que é biólogo e representante da BioEscola e que iria ser o guia da expedição.

– Olá meninos, tudo bem? – perguntava o biólogo.

– Olá, dr. Pedro, nem o reconhecíamos, por causa da máscara. – dizia a Cassandra.

– Pois é, agora, temos de andar protegidos! Prontos para a visita à Mata de Vilar? – perguntava o biólogo.

 – Sim, estamos ansiosos! – responderam, todos, quase em uníssono.

 – Atenção, vamos combinar um ponto de encontro, caso alguém se perca e que será na Ponte de Espindo. Todos sabem onde fica???

– Simmmmmm – responderam os amigos.

Começaram a visita e eles iam encantados pela mata dentro, pois a natureza tem coisas maravilhosas, com as suas árvores imponentes, as pedras cobertas de musgo verde e os grandes arbustos. Em alguns troncos cresciam cogumelos enormes, noutros, havia pequenas casas de madeira que serviam de abrigo aos pássaros.

 – Uau! Isto é maravilhoso, transmite tanta paz! – dizia o Samuel, sonhador.

  – Ainda bem que gostam, mas não sabem o trabalho que dá cuidar de isto tudo! Vamos pelo trilho do miradouro e, aí, vocês vão ver o que é belo! – continuava o biólogo, entusiasmado.

 E, lá, foram, todos pelo trilho fora, observando a mata. Chegando ao miradouro, eles admiraram a paisagem.

 – Realmente, isto é lindo! – exclamava a Cassandra.

 – Descansem um pouco, estamos no meio da mata e, se quiserem, podem lanchar, porque, em seguida, vou mostrar-vos a Torre de Vilar, mas calma, pois, ainda, temos muito que ver na mata. – dizia o dr. Pedro.

Continuando a visita passaram pelas árvores furadas pelos pica-paus.

– Uau, isto aqui é tão bonito, que até dá vontade de jogar ao esconde-esconde! – dizia a Joana.

 – Calma malta, nós não estamos aqui para brincar, mas, sim, para falar sobre a natureza e, ainda, nos falta um bocadinho para chegarmos à Torre de Vilar. – explicava o biólogo, com um ar muito sério.

– Eu queria tanto jogar ao esconde-esconde! – dizia, por sua vez, o Samuel.

 Continuaram o caminho e iam, tão distraídos, que nem deram pela falta do Samuel e da Joana.

 Quando chegam à Torre de Vilar, o dr. Pedro dá pela falta dos dois e vira-se para o grupo, um pouco zangado:

 – Meninos, onde estão os vossos colegas?

 – Não tínhamos dado pela falta deles… o que será que aconteceu?

 – Tenham calma, vou comunicar pela rádio, para os meus colegas nos ajudarem.

 Entretanto na mata, a Joana e o Samuel estão felizes a jogar ao esconde-esconde.

– Samuel, Samuel, onde estás tu? – chamava Joana.

– Estou aqui, vem ver se me apanhas, Joana! – gritava Samuel.

– Isto aqui é tão bonito que até dá vontade de ter aqui uma casa, aqui, no meio da mata! Não achas?

– O que eu acho é que nós estamos sozinhos, ficamos, aqui, na brincadeira e acabamos por nos perder! E agora o que vamos fazer? – perguntava Samuel, com um ar muito preocupado.

– Calma, o dr. Pedro disse que se alguém se perdesse fosse ter à Ponte de Espindo. – continuava Joana, já um pouco mais confiante.

João Pereira
EBS Lousada Norte/Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Lousada ultrapassou os 50 mil habitantes, devido ao aumento da população estrangeira

Análise do jornal O Louzadense aos mais recentes dados provisórios e preliminares do Instituto...

Equipa de Shinkyokushin conquistou seis pódios

O WIBK Dojo Verdadeiro Espírito, do lousadense Paulo Rente Silva marcou presença no Torneio...

Atleta de Lousada convocada para Jogos do Eixo Atlântico

A jovem Daniela Pereira, natural da freguesia de Pias, em Lousada, foi convocada para integrar a...

"Talvez seja por isso que gosto tanto das nascentes. Porque, ao contrário dos rios, que toda a...

Campeões Nacionais de Natação Adaptada

Os atletas lousadenses do clube Lousada Século XXI estiveram em grande evidência no Campeonato...

A bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados, Paula Franco, foi uma das convidadas do...

Forte internacionalização do Inferno das Febras

O Inferno das Febras regressa ao Parque de Lazer e Merendas de Casais, em Lousada, nos dias 28 e...

O treinador penafidelense João Paulo Guedes Silvestre, de 36 anos, é referido por várias fontes...

Protocolo para projeto de turismo cultural assinado entre a CCDR-N e Vidas em Cena

A Associação Vidas em Cena, de Lousada, está entre as dez entidades culturais da Região Norte...

A celebração dos 100 anos dos Bombeiros Voluntários de Lousada constitui um momento de...

Siga-nos nas redes sociais