por | 5 Jan, 2025 | + Literacia, Educação

Viver diferente

No dia 10 de dezembro, recebemos na nossa escola a Catarina, com 18 anos e a Júlia com 15 anos, ambas portadoras de paralisia cerebral.

Estiveram à conversa connosco sobre o modo como vivem no seu dia-a-dia. Desde muito cedo aprenderam a viver com esta condição que faz parte delas. Explicaram o que era o capacitismo, isto é, alguém ser excluído da turma ou de um grupo, por não ser capaz de fazer tudo que os outros fazem.

A pergunta que nos fez pensar foi: “Se encontrassem uma cura para a paralisia cerebral, vocês usavam-na?”. A Catarina respondeu que gostaria de experimentar apenas uma semana e depois voltava ao seu “normal”. Já a Júlia respondeu que só experimentava um dia, pois não se imaginava a ficar sem a sua melhor parte.

Para mim, foi um encontro muito interessante que me sensibilizou muito!

Maria Rodrigues, 9.º D
Agrupamento de Escolas Lousada Este

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

CÂMARA DESRESPEITA A OPOSIÇÃO, E COM ELA OS LOUSADENSES QUE A ELEGERAM

A Iniciativa Liberal chama a atenção dos lousadenses para uma situação que, não sendo nova, merece...

MaisVila em grande no Multidesporto em Lousada

O Duatlo Cross Lousada e o Aquatlo Jovem Master Fun transformaram a vila num inédito palco...

O Caminho de Santiago em conferência

O Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, recebeu na noite de ​sexta-feira a conferência...

Leonor Leal é bicampeã em ginástica artística

A ginasta lousadense, Maria Leonor Leal, da Academia de Ginástica de Lousada (AGL), conquistou, no...

O LICRANÇO – não é uma cobra, nem representa perigo… então, porque o tememos tanto?

Quantas vezes, ao virar uma pedra ou ao mexer num tronco velho, alguém gritou: “Cuidado, é uma...

A Santa Casa da Misericórdia de Lousada iniciou em 2026 um plano conjunto entre as suas várias...

O regresso da “tara” em versão moderna

Novo sistema de depósito arranca com plástico e latas. A partir desta sexta-feira, entra em vigor...

Editorial 162 | Militares do amanhã

A cada dia que vivemos, damos como incerto o desfecho dos conflitos mundiais, que nos afetam...

Editorial 161 | Homens Normais

É certo que a intempérie dos últimos tempos tirou um pouco de atenção de uma 2ª volta presidencial...

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Norte, anunciou hoje através de comunicado a...

Siga-nos nas redes sociais