NELSON OLIVEIRA, CANDIDATO DO PS À CÂMARA MUNICIPAL DE LOUSADA
O candidato Nelson Oliveira tem 41 anos, é natural de Cristelos, licenciado em Psicologia Clínica e mestre em Gestão Autárquica. Iniciou a carreira profissional como investigador no Ensino Superior e, posteriormente, exerceu atividade em Lousada, entre 2007 e 2019, nas áreas clínica, formativa e de intervenção social. Em 2019 passou a desempenhar funções de vereador no município, cargo que mantém até hoje, sendo responsável pelos pelouros do ordenamento do território, urbanismo, licenciamento de atividades económicas, juventude, habitação e saúde.
O Louzadense – O que o levou a candidatar-se a presidente da Câmara Municipal de Lousada?
Nelson Oliveira – Foi uma razão simples. Já tenho experiência na Câmara Municipal, estou envolvido e domino dossiês e iniciativas que vão ser importantes para o futuro de Lousada e acredito que hoje, nas autarquias locais, é necessário ter um conhecimento amplo de todas as áreas com que lidamos. Ao longo dos últimos anos conseguimos apresentar soluções inovadoras, mas sei que ainda há muito por fazer e é esse o meu objetivo.
Candidatei-me porque sinto que posso dar continuidade a um projeto de desenvolvimento sustentável, mas também imprimir a minha marca, trazendo novas ideias, energia renovada, um acentuado diálogo com as freguesias e continuar a melhorar a qualidade de vida das pessoas.
O Louzadense – Quais são as principais medidas do seu plano eleitoral?
Nelson Oliveira – O programa é vasto, mas concreto. Não vou prometer tudo a todos, porque isso não é realista. O rumo é para manter, mas com novas ideias e ambição. No que diz respeito à Habitação, que é um dos maiores problemas do país, em Lousada já reabilitamos cerca de 200 habitações, mas queremos apostar fortemente na habitação acessível para jovens casais e famílias, com rendas entre 250 e 350 euros.Nos Transportes, queremos reforçar o setor, especialmente das freguesias mais distantes ao centro, com ligações regulares e intermunicipais. O objetivo é que um só passe permita circular em toda a região. É algo que não é uma promessa, porque já circulam os novos autocarros da operadora Linhas e as pessoas podem ver.
No plano da Economia, Lousada tem crescido, mas precisamos atrair cada vez mais empresas de setores mais especializados, como a metalomecânica e as tecnologias de informação. Só assim conseguiremos aumentar o rendimento médio das famílias. Na Educação queremos o prolongamento de horário escolar até às 18h30, atividades nas férias, cantinas 100% municipais com qualidade e concluir as novas creches.
O Louzadense – Há alguma promessa que gostava de incluir, mas que considera prematuro assumir neste mandato?
Nelson Oliveira – Sim. Por exemplo, a linha ferroviária do Vale do Sousa é muito importante, mas sabemos que não será para este mandato. Também os Lares para idosos (ERPI) dependem do financiamento do Estado e não podem ser só responsabilidade municipal. Temos de ser responsáveis: fazer o que é da nossa competência e garantir que conseguimos cumprir. O mais importante é planear e preparar terreno para que, no futuro, essas obras possam ser realidade com financiamento garantido.

O Louzadense – Como imagina Lousada daqui a 4 anos?
Nelson Oliveira – Acredito que Lousada terá um crescimento muito significativo. Teremos mais habitação acessível, a Loja do Cidadão em funcionamento, reforço dos equipamentos desportivos, Pista da Costilha terminada, novas creches e o lar para idosos concluído. Na economia, continuaremos a atrair empresas e a diversificar a indústria. No social, estaremos mais bem preparados para apoiar as famílias. Quero que Lousada continue a ser um concelho moderno, competitivo e ao mesmo tempo próximo das pessoas, onde cada cidadão sinta que tem voz e que as suas necessidades são ouvidas.
Quero agradecer ao Louzadense pelo convite e pela série de entrevistas que tem feito aos candidatos. O importante é esclarecer os cidadãos e projetar um futuro melhor para Lousada. Estou convicto de que, com trabalho, seriedade e dedicação, podemos continuar a transformar o concelho, tornando-o um exemplo de desenvolvimento equilibrado e de qualidade de vida para todos.
Dez questões de resposta rápida com Sim, Não ou Talvez:
Promover Lousada a cidade?
Nelson Oliveira: Não.
Lousada deve integrar a Área Metropolitana do Porto?
Nelson Oliveira:Talvez.
Reabertura ao trânsito da Avenida Senhor dos Aflitos?
Nelson Oliveira: Sim.
Se for eleito presidente, atribuirá pelouros aos adversários?
Nelson Oliveira: Talvez.
Deixaria a presidência da Câmara por um cargo político nacional?
Nelson Oliveira: Não.
É a favor da municipalização da organização da Festa Grande?
Nelson Oliveira: Não.
É favorável à municipalização dos Bombeiros?
Nelson Oliveira: Talvez.
Transmissão online das reuniões da Câmara Municipal?
Nelson Oliveira: Talvez.
No urbanismo, defende a criação de mais lojas de comércio?
Nelson Oliveira: Não.
Reposição da data do feriado municipal no dia da Fundação da Vila?
Nelson Oliveira: Talvez.
Comentários