por | 2 Out, 2025 | Finanças, Opinião, Ricardo Luís

*

A atribuição de apoios, subsídios e benefícios é uma das áreas mais sensíveis da vida autárquica. Oficialmente, estes recursos existem para apoiar associações culturais, clubes desportivos ou instituições sociais. Mas a forma como são geridos em muitas câmaras municipais levanta sérias dúvidas sobre transparência e imparcialidade. Na teoria, tudo é feito de acordo com a lei. Na prática, os cidadãos deparam-se com informação dispersa, incompleta e pouco clara. Muitas autarquias limitam- -se a publicar listas de entidades apoiadas, em PDF’s escondidos nos cantos dos sites oficiais, sem explicações ou critérios visíveis. Isto não é transparência: é apenas cumprir calendário.

Um dos principais problemas está na definição dos critérios. Em demasiados casos, ou são vagos, ou não existem. Resultado: as decisões parecem depen￾der mais de proximidades políticas do que de mérito. E todos já percebemos como os apoios costumam “engordar” em véspera de eleições, deixando no ar a suspeita de que o dinheiro público se transforma em moeda de troca política. Os processos também estão longe de ser exemplares. As candidaturas, quando existem, raramente são digitais e acessíveis a todos. Há sempre quem saiba “como funciona”, enquanto outros ficam à margem. Pior: quando as decisões são anunciadas, não há actas, não há fundamentações, não há verdadeira prestação de contas. Apenas listas secas, sem contexto nem justificação. Publicar valores também não basta.

É preciso mostrar para quê servem os apoios e que resultados trazem para a comunidade. Mas quase nenhuma câmara avalia o impacto real. Quantas pessoas beneficiaram? Quantas actividades novas surgiram? Que contributo houve para a coesão social ou cultural? Sem respostas, os subsídios correm o risco de se tornar rituais de distribuição, em vez de políticas públicas eficazes. Há ainda os apoios invisíveis: cedên￾cia de transportes, utilização gratuita de pavilhões, trabalho de funcionários municipais. Muitas vezes representam valores significativos, mas ficam de fora da contabilidade apresentada ao público. Mais uma vez, a opacidade serve quem prefere não dar explicações. Num tempo em que a tecnologia permite tanta abertura, é incompreensível que não existam portais de transparência pesquisáveis, com dados actualizados e abertos.

Criar um sistema destes seria simples, barato e eficaz. Mas não avança. Porquê? Porque a opacidade conti￾nua a ser útil a quem quer controlar nos bastidores. A democracia local não pode ser um teatro onde se distribuem subsídios sem escrutínio. Os apoios municipais não são favores: são recursos públicos, pagos por todos nós, e que devem ser aplicados de forma justa e transparente. Chegou o momento de exigir mais. Não basta saber “quem recebeu quanto”. É preciso saber como, porquê e com que resultados. Até lá, a política de subsídios continuará a ser a verdadeira caixa de pandora do poder autárquico.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

​Inferno das Febras revela distribuição das bandas e coloca à venda bilhetes diários

A ​organização do Inferno das Febras divulgou a distribuição das bandas pelos dois dias do...

PSD exige maior transparência na contratação pública municipal

NOTA DE IMPRENSA DO PSD/Lousada O PSD Lousada questionou no passado dia 6, o Executivo Municipal...

Paulo Alberto reforça liderança do Nacional de Supercross em Lustosa

O Complexo Desportivo Voltas e Rodas, em Lustosa, concelho de Lousada, recebeu mais uma jornada do...

Concerto da Banda de Música de Lousada na abertura da Festa Grande de 2026

Crónica de J. C. Carvalheiras Acerca do concerto da Banda de Música de Lousada (BML), começo pelo...

Lustosa: Quando o Futuro Começa por Acreditar nas Pessoas

Há terras que carregam o tempo como um peso. E há terras que o transformam em esperança. Lustosa...

Fake ou Facto? Aprender a verificar informação

Vivemos numa era em que distinguir factos de ficção se torna cada vez mais difícil. Todos os dias...

SUPERCROSS NA NOITE DE SÁBADO EM LUSTOSA

As grandes emoções do Supercross vão concentrar-se em Lustosa (Lousada) no próximo 18 de julho de...

O DIA EM QUE DEIXÁMOS DE EDUCAR CRIANÇAS E COMEÇAMOS A EDUCAR MÁSCARAS.

"Há adultos que, em crianças, nunca foram insultados. Nunca foram espancados. Nunca passaram fome....

PSD Lousada desafia Câmara Municipal a aproveitar financiamento europeu para criar mais habitação social

O PSD Lousada considera que o novo financiamento europeu para habitação social representa uma...

“O verdadeiro problema não é jurídico. É a injustiça no tratamento das freguesias”, ripostou o PSD Lousada.

Em comunicado enviado à nossa Redação, o PSD Lousada "regista o esclarecimento prestado pelo...

Siga-nos nas redes sociais