por | 27 Mai, 2026 | + Literacia, Educação

Resumo das sessões de capacitação do projeto + Literacia Digital para a Comunicação Social

= EM ATUALIZAÇÃO =

O jornal O Louzadense deslocou-se aos quatro agrupamentos escolares de Lousada, onde empreendeu sessões do 𝗣𝗿𝗼𝗷𝗲𝘁𝗼 + 𝗟𝗶𝘁𝗲𝗿𝗮𝗰𝗶𝗮 𝗲 𝗘𝗱𝘂𝗰𝗮çã𝗼 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗮 𝗰𝗼𝗺𝘂𝗻𝗶𝗰𝗮çã𝗼 𝘀𝗼𝗰𝗶𝗮𝗹.
A estreia aconteceu na Escola EB 2,3 de Caíde de Rei, do Agrupamento de Escolas Lousada Este, a 30 de Abril de 2026, em colaboração com a professora Daniela Oliveira e a turma C do 10.º ano.

Seguiu-se a escola EBS de Lustosa, do Agrupamento de Escolas Lousada Norte, a 6 de Maio, numa sessão presenciada pela turma TCSD do 10.º Ano, em colaboração com a professora Diana Peixoto.

A terceira sessão aconteceu na Escola EB 2.3 de Nevogilde, Agrupamento de Escolas de Lousada Oeste, a 11 de Maio, com duas turmas do 11.º ano, numa coordenação da professora Anabela Perpétua.


A quarta sessão aconteceu na Escola Secundária de Lousada, do Agrupamento de Escolas de Lousada Centro, a 18 de Maio, com a turma 10.º D, com coordenação da professor Alice Carneiro.

Com o mote “Knowledge is Power”, de Thomas Moore, a sessão partiu do pressuposto de que o termo “literacia” refere-se à capacidade de leitura e escrita e que a “literacia digital” refere-se à capacidade de navegar, avaliar e partilhar informações digitais.
São formas de adquirir conhecimento e adquirir bagagem para discernir entre o que é falso e o que é verdadeiro. Essa bagagem adquire maior acuidade e acutilância com um espírito crítico e analítico.

Foi em torno destas ideias que cada sessão decorreu com a generalidade dos alunos focados e interessados.

Num tempo cheio de desinformação e contra-informação, importa ensinar e reforçar práticas para despistar as Fake News (Notícias Falsas), desde as mais “manhosas” ou subtis às menos elaboradas, todas elas cheias de perigos.

No final da sessão os jovens foram convidados a formar 4 grupos para resolverem um desafio. Teriam que ser detetives de Fake News. O objetivo consistia em dizer e justificar qual das três afirmações é Verdadeira, Falsa ou Duvidosa.
1 – “Aplicação promete carregar bateria do telemóvel em 30 segundos sem ligar à tomada”
2 – “País europeu diminui semana de trabalho para quatro dias e a produtividade mantém-se”
3 – “Cientistas descobrem duas plantas que brilham no escuro”.

Houve bastante debate em todos os grupos criados. O caráter insidioso e «manhoso» das falas notícias ficou patente neste exercício, que serviu de mais um alerta para os alunos se precaverem contra isso, usando 5 regras: Analisar a fonte, Ler além do título, Confirmar noutras fontes, Ver a data e Desconfiar de emoções, pois é das emoções que mais depressa as Fake News agarram os leitores, espectadores e ouvintes.

Ler, ler, ler, é a regra base para aquisição de conhecimento e predisposição para a crítica e para a análise.

“Uma sociedade bem informada é uma sociedade melhor” e O Louzadense também luta por isso através desta iniciativa.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

João Silvestre: “Temos um grupo que pode surpreender neste campeonato”

O novo treinador da AD Lousada, em entrevista exclusiva ao Louzadense, antevê o arranque da...

AMBIENTE & PATRIMÓNIO, POR ERNESTO GONÇALVES

A POUPA — A ave com uma crista de guitarrista punk-rock Há aves que até podem passar...

Segurança de cosmética: a conta que polícias e cidadãos estão a pagar

Durante décadas, a política de segurança pública em Portugal foi marcada por uma progressiva...

Entrevista: Cafi Sousa, do Inferno das Febras e a estrela americana Chris Lembrach

Esta é uma breve entrevista centrada na componente política, que está fortemente presente nos...

Paula Teles prepara álbum que mistura Rock e Fado

A vocalista Paula Teles, a artista lousadense com maior atividade no panorama rock e metal do...

Artista Leonor Afonso expõe na Contextile 2026

Uma jovem artista de Lousada apresenta em Guimarães uma obra inspirada no stress e na ansiedade...

Vindimas 2026: Adega Cooperativa de Lousada já definiu calendário para entrega de uvas

Campanha arranca a 1 de setembro e prolonga-se, previsivelmente, até 25 de setembro, com a receção...

Casais e o Seu Lado Lunar

Há lugares que se descrevem pela geografia. Outros, pela história. Casais, porém, pertence ao raro...

IL LANÇA “DADOS ABERTOS LOUSADA”

NOTA DE IMPRENSA DA Iniciativa Liberal Lousada de 17 de agosto de 2026A Iniciativa Liberal de...

PSD Lousada aponta “falta de ambição estratégica” e abstém-se na votação do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS)

Os vereadores do Partido Social Democrata (PSD) na Câmara Municipal de Lousada abstiveram-se hoje,...

Siga-nos nas redes sociais