LEONEL VIEIRA, 56 ANOS, CANDIDATO À CÂMARA MUNICIPAL
O seu nome completo é Leonel Domingos Reis Vieira da Silva e nasceu há 56 anos, na freguesia de Meinedo. É licenciado em ciências históricas e tem duas obras publicadas, uma delas fala sobre a Festa Grande que organizou, quando presidiu à comissão de 2023, e a outra aborda as obras na igreja românica da sua terra natal. Profissionalmente é Solicitador e tem gabinete há várias décadas na vila lousadense. Foi presidente da JSD em vários mandatos e também da comissão política do PSD. Faz parte dos órgãos sociais da Santa Casa da Misericórdia de Lousada e de diversas outras coletividades do concelho.
O Louzadense: Por que decidiu candidatar-se à Câmara Municipal?
Leonel Vieira: Decidi candidatar-me à Câmara de Lousada porque amo profundamente esta terra e quero contribuir para o seu desenvolvimento. Vejo Lousada com muito amor e dedicação. Conheço bem as suas dificuldades e vejo o potencial que temos, mas é preciso apostar em melhorias concretas. Lousada não tem evoluído como deveria. Os salários da maioria das pessoas são baixos, a economia local precisa de investimento, e as instituições muitas vezes não recebem o reconhecimento que merecem. Quero ajudar a criar condições para que Lousada possa atingir um patamar de desenvolvimento que lhe seja justo. Acho que é nossa responsabilidade fazer mais por esta comunidade, oferecer melhores oportunidades aos nossos habitantes, especialmente aos jovens, aos idosos e às famílias.
Tenho como objetivo colocar fim a um Executivo que está na Câmara Municipal há 36 anos e que tem sufocado muitas pessoas, muito mais ainda as instituições de Lousada, as associações culturais, recreativas e desportivas, criando aqui uma política de subsidio dependência e esta minha candidatura, veio trazer uma lufada de ar fresco, e estou certo que se merecemos a confiança dos Lousadenses, vai seguramente respirar-se melhor em Lousada.

O Louzadense: E quais são as principais medidas que pretende implementar se for eleito?
Leonel Vieira: Temos várias prioridades, e o tempo desta entrevista é curto, então referirei principalmente o Emprego, a Educação e a Coesão Social. Para o emprego, vai-se apostar intensamente na formação dos jovens. Queremos criar uma rede de parcerias com universidades e empresas para que os jovens tenham qualificações necessárias para atrair investimentos. Vamos construir mais áreas de desenvolvimento empresarial, fortalecer o setor industrial e tecnológico, e criar condições para que empresas que aqui cheguem ofereçam salários melhores, aumentando assim a qualidade de vida.
Na Educação, planeamos facilitar a vida às famílias, aumentando o horário escolar até às 18h30, assim como promover a ampliação do número de bolsas de estudo para que nenhum jovem fique de fora por dificuldades financeiras, e apoiando estudantes em licenciaturas e mestrados. Queremos garantir que todos possam concluir seus estudos sem obstáculos financeiros.
Para a Área Social, vamos reforçar o apoio aos idosos, com programas de apoio domiciliário e centros de convívio em todas as freguesias. Também pretendemos criar mais centros de dia, para que os idosos possam permanecer nas suas casas pelo maior tempo possível, com qualidade e segurança.
Além disso, pretendemos a implementação de uma rede eficiente de transporte público com tarifas acessíveis, e, futuramente, transporte gratuito para os mais necessitados.
Para as famílias, quero reduzir tarifas de água, sem custos para o Município, e construir habitações de renda acessível, pois nos últimos 15 anos, Lousada não construiu uma única habitação social. Também quero investir na cultura e no movimento associativo, apoiando atividades culturais e sociais, além de reforças as ações de preservação ambiental, que são tão importantes.
O Louzadense: Há algum projeto ou ação que gostaria de implementar mas que reconhece não ser viável?
Leonel Vieira: Sobre ideias que, por ora, não são viáveis, penso na oferta de um seguro de saúde gratuito para toda a população, ou na criação de um sistema de transporte público gratuito, que pudesse servir todas as freguesias eficientemente. Essas ações, a longo prazo, podem ser possíveis, mas dependem de recursos e de uma gestão financeira sólida.
O Louzadense: E como imagina Lousada daqui a quatro anos, se for eleito?
Leonel Vieira: Dentro de quatro anos, quero ver Lousada como uma vila mais desenvolvida e com mais oportunidades. Que tenhamos mais infraestruturas sociais, culturais e ambientais, que os idosos tenham mais lares e centros de dia, e que os nossos jovens tenham melhores oportunidades de emprego e de estudo. Prevejo para daqui a quatro anos que grandes projetos na rede de transportes, nos equipamentos sociais, culturais e ambientais já estejam em progresso ou concluídos, como a construção de mais um lar no concelho. Também teremos mais equipamentos culturais, vamos ter uma aposta mais forte na cultura.
QUESTÕES PARA RESPOSTA «SIM», «NÃO» OU «TALVEZ»
Se for eleito Presidente atribuirá pelouros à oposição?
Leonel Vieira: Talvez.
Trocava a presidência da Câmara por um cargo político nacional?
Leonel Vieira: Não.
Lousada na área metropolitanado Porto?
Leonel Vieira: Talvez.
Reabertura da Avenida Senhor dos Aflitos ao trânsito?
Leonel Vieira: Talvez.
Municipalizar a organização da Festa Grande.
Leonel Vieira: Não.
No urbanismo, defende a construção de mais lojas para o comercio?
Leonel Vieira: Talvez.
Transmitir online reuniões de Câmara como reuniões da Assembleia Municipal?
Leonel Vieira: Não.
Municipalizar os Bombeiros de Lousada?
Leonel Vieira: Não.
Alterava a data do feriado municipal para 13 de maio?
Leonel Vieira: Talvez.
Promover Lousada à categoria de Cidade?
Leonel Vieira: Não.
Comentários