A eleição do presidente da CCDR-Norte (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte) tem dois candidatos: o independente António Cunha (atual presidente, que se recandidata) e o social democrata Álvaro Santos. Ao contrário das outras CCDRs do país, que têm candidatos únicos acordados entre PS e PSD, no Norte há uma disputa pelo lugar. A Assembleia Municipal de Lousada está convocada para dia 12 afim de proceder à votação. Os outros municípios do Norte realizarão igual ato.
A eleição acontece dia 12 (segunda-feira). O atual presidente, António Cunha, antigo reitor da Universidade do Minho, recandidata-se como independente, com forte apoio de figuras públicas da região, nomeadamente Valente de Oliveira, Pedro Abrunhosa e Aurora Cunha.
O outro candidato é Álvaro Santos, apoiado por parte do PSD, com Pedro Duarte e Luís Filipe Menezes entre os seus apoiantes. Campos tinha sido eleito em 12 de Outubro para a Câmara de Gaia, mas demitiu-se do executivo social-democrata para concorrer à CCDR-N.
O ato eleitoral decorrerá nas Câmaras Municipais da região, podendo votar os membros eleitos para as Câmaras e para as Assembleias Municiais. Em Lousada, o presidente da AM, Pedro Machado, já procedeu à convocatória dos membros da Assembleia Municipal de Lousada para uma sessão extraordinária de carácter eleitoral.
Conforme o respetivo edital, a sessão realizar-se-á no dia 12 de janeiro de 2026, entre as 16h00 e as 20h00, no Salão Nobre do Edifício dos Paços do Concelho, com um único ponto: Realização da eleição indireta do Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-Norte, I. P.), nos termos do Regulamento aprovado pela Portaria n.º 754-A/2025/2 e demais legislação aplicável.
Refira-se a propósito, que a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional, é uma entidade pública portuguesa que coordena e executa políticas de desenvolvimento regional, ordenamento do território e ambiente, atuando como um braço regional do Estado para promover a coesão territorial e o desenvolvimento sustentável em cada região do país. Existe uma CCDR para cada uma das cinco regiões do continente (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve).













Comentários