por | 14 Jan, 2026 | Política, Região

Álvaro Santos, social-democrata de Gaia, foi eleito presidente da CCDR Norte, sucedendo a António Cunha, no único ato eleitoral disputado entre as cinco regiões. A eleição decorreu num processo marcado por acordo entre PSD e PS, mas também por críticas quanto à sua democraticidade. Em Lousada, Santos venceu de forma expressiva, reforçando a sua legitimidade local. No novo executivo, deverá integrar-se Pedro Machado, antigo presidente da Câmara de Lousada, assumindo um dos pelouros da CCDR Norte. 

O social-democrata de Gaia, Álvaro Santos, é o novo presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N). O responsável sucede a António Cunha, que exercia funções desde 2020 e se recandidatou como independente, num processo que constituiu o único caso de disputa eleitoral pelo cargo.

A eleição dos presidentes das cinco Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional decorreu no âmbito de um processo marcado por um acordo alargado entre o PSD e o PS. O modelo foi, no entanto, alvo de críticas por parte de vários autarcas, sobretudo do PCP, mas também do Chega e de alguns eleitos socialistas, que chegaram a ameaçar boicotar o ato eleitoral ou votar em branco, alegando falta de democraticidade no processo.

Foram chamados a votar presidentes de câmara, vereadores e membros das assembleias municipais, incluindo presidentes de junta de freguesia. No concelho de Lousada, Álvaro Santos obteve 38 votos, enquanto António Cunha recolheu seis.

Em todo o país, o ato eleitoral envolveu mais de 10.700 eleitos locais, com a participação dos 278 municípios do território continental. Além de Álvaro Santos, foram eleitos presidentes das CCDR Ribau Esteves (Centro), Teresa Mourão Almeida (Lisboa e Vale do Tejo), Ricardo Pinheiro (Alentejo) e José Apolinário (Algarve).

Para além dos membros agora eleitos, as CCDR vão integrar vários vice-presidentes a designar pelo Governo, responsáveis por áreas setoriais como desenvolvimento regional, economia, ambiente, ordenamento do território, cidades, cultura, educação, saúde, agricultura e pescas. Estas estruturas têm como missão coordenar políticas públicas, gerir fundos europeus, apoiar as autarquias e promover um desenvolvimento regional equilibrado, com incentivo ao empreendedorismo.

Embora ainda não tenha sido oficialmente anunciado, O Louzadense apurou que um dos pelouros da CCDR Norte deverá ser atribuído a Pedro Machado, antigo presidente da Câmara Municipal de Lousada. O socialista lousadense irá integrar o executivo liderado por Álvaro Santos.

Para já, o único vice-presidente oficialmente conhecido é Ricardo Bento, eleito no ato eleitoral realizado ontem. Os restantes cinco vice-presidentes serão nomeados. A tomada de posse do novo executivo deverá ocorrer brevemente.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

PSD Lousada quer rapidez na renovação de estradas

O Partido Social Democrata (PSD) de Lousada, através do seu vereador Fausto Oliveira, confrontou...

Mulheres da Ordem fazem a Festa

Na freguesia da Ordem, a tradição ganhou um novo rosto — ou melhor, catorze. Pela primeira vez, a...

Jovem promessa do futebol feminino dá nas vistas em Romariz

Aos 11 anos, Joana Ferreira começa já a afirmar-se como uma das jovens promessas do futebol...

ACML está a celebrar o 51.º aniversário

A Associação de Cultura Musical de Lousada celebrou ontem, 12 de abril, o seu 51.º aniversário com...

Juventudes Socialistas de Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira e Paredes exigem a concretização da Linha do Vale do Sousa

As Juventudes Socialistas de Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira e Paredes juntam-se para...

PSD Lousada afirma a importância da Linha do Vale do Sousa e alerta para falta de envolvimento do Município

Na reunião da Câmara Municipal de Lousada realizada no passado dia 9 de abril, o vereador do PSD,...

CÂMARA DESRESPEITA A OPOSIÇÃO, E COM ELA OS LOUSADENSES QUE A ELEGERAM

A Iniciativa Liberal chama a atenção dos lousadenses para uma situação que, não sendo nova, merece...

MaisVila em grande no Multidesporto em Lousada

O Duatlo Cross Lousada e o Aquatlo Jovem Master Fun transformaram a vila num inédito palco...

O Caminho de Santiago em conferência

O Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, recebeu na noite de ​sexta-feira a conferência...

Leonor Leal é bicampeã em ginástica artística

A ginasta lousadense, Maria Leonor Leal, da Academia de Ginástica de Lousada (AGL), conquistou, no...

Siga-nos nas redes sociais