O projeto Lousada Cuida, promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Lousada em parceria com a Câmara Municipal, esteve hoje em destaque no programa Praça da Alegria, da RTP, numa emissão dedicada ao Cuidador Informal. Apoia quase mil cuidadores e disponibiliza novas respostas para promover o descanso e o bem-estar de quem cuida.
A entrevista à técnica Sílvia Silva (na imagem), da SCML, decorreu no Centro Interpretativo da Rota do Românico, em Lousada. A especialista deu a conhecer o trabalho desenvolvido no concelho em prol dos cuidadores informais. A iniciativa contou ainda com a atuação do Grupo Coral do Lousada Cuida, dando voz e expressão à importância da comunidade e das relações de proximidade no apoio a quem cuida.
Durante a entrevista, a técnica recordou a génese do projeto, que nasceu da identificação das dificuldades enfrentadas diariamente pelos cuidadores informais. A ideia surgiu em 2019, por iniciativa do anterior provedor da Santa Casa, também ele cuidador informal há mais de 15 anos, que desafiou a instituição a desenvolver uma resposta estruturada para apoiar estas pessoas.
«Começámos por fazer um levantamento de necessidades, ouvimos os cuidadores e percebemos que a sobrecarga era muito grande», explicou.
Em 2020, começou a ser desenhada uma resposta integrada no Centro de Apoio ao Cuidador Informal, da qual nasceu a Bolsa Lousada Cuida. Este serviço permite que um cuidador formal, com formação e preparação especializada, substitua temporariamente, uma vez por semana, o cuidador informal nas suas funções.
O principal objetivo é proporcionar momentos de descanso e promover o autocuidado de quem, muitas vezes, assegura assistência permanente, 24 horas por dia, sem tempo para si próprio.
O projeto foi reforçado em 2025, através de uma candidatura da Bolsa Lousada Cuida a uma iniciativa de inovação e empreendedorismo social, no âmbito do Portugal Inovação Social. Com o Município de Lousada como principal investidor social e o apoio de mais cinco empresas, foi possível alargar e diversificar os serviços disponibilizados aos cuidadores.
Entre as novas respostas encontram-se ações de capacitação dinamizadas por fisioterapeuta, sessões de musicoterapia ao domicílio e massagens de relaxamento. São iniciativas pensadas para melhorar o bem-estar físico e emocional dos cuidadores, promover a sua saúde e prevenir situações de exaustão.
Os resultados alcançados demonstram a relevância desta intervenção: o Lousada Cuida já acompanhou quase mil cuidadores informais e, desde 2025, conta com 204 cuidadores em acompanhamento na Bolsa Lousada Cuida.
A presença na RTP constituiu uma oportunidade para dar visibilidade a uma realidade tantas vezes silenciosa e reconhecer o papel fundamental dos cuidadores informais, que diariamente dedicam o seu tempo e a sua vida ao cuidado de familiares e pessoas próximas.













Comentários