Vários javalis têm sido avistados na Estrada Nacional 207-2, que liga Soutelo, na freguesia de Vilar do Torno e Alentém, à freguesia da Longra, no concelho de Felgueiras. Há pessoas a reportar sustos, acidentes e até invasão de propriedade privada. A explicação para isto parece residir nos incêndios do verão, que destruíram habitat dos javalis, que procuram comida noutros locais. É sobretudo à noite que os animais surgem, nos lugares da Veiga, do Rio e do Bacelo.
Várias pessoas relataram a O Louzadense que são cerca de 10 os javalis que costumam ser vistos.
Também nos informaram que um cidadão da Senhora Aparecida teve um acidente quando seguia de carro na dita estrada e foi surpreendido pela vara ou conjunto de suínos.
O fenómeno não é novo e tem ocorrido em vários pontos do país. Recentemente vieram a público notícias de acidentes rodoviários em várias regiões do pais, alguns dos deles fatais para os animais atropelados e outros commgra idade para viaturas e seus tripulantes.
Julga-se que os animais perderam os seus habitats naturais aquando dos fogos que consumiram montes e florestas no verão passado.
Sem alimento, os javalis descem da serra e vasculham leiras e campos, e até jardins e pomares, em busca de sustento. Os javalis são omnívoros e comem praticamente de tudo, baseando a sua dieta em vegetais (raízes, bolotas, frutos, tubérculos, sementes de milho e batatas) e também animais (insetos, vermes, caracóis, ovos de aves, pequenos mamíferos e carniça), sendo conhecidos por fuçar o solo com o focinho em busca de alimento, o que por vezes causa prejuízos em culturas agrícolas.













Comentários