• Setup menu at Appearance » Menus and assign menu to Top Bar Navigation
Domingo, Junho 26, 2022
O Louzadense
Advertisement
  • Entrada
    • Editorial
  • O Louzadense
    • Grandes Louzadenses
    • Espaço Cidadania
    • Louzadenses Lá Fora
    • Louzadense com Alma
  • Sociedade
    • Sociedade
    • Política
    • Economia
      Novo avanço da candidatura de Susana Faria: Eleições na Caixa Agrícola

      Novo avanço da candidatura de Susana Faria: Eleições na Caixa Agrícola

      Centro de Formação Profissional do Tâmega e Sousa

      Centro de Formação Profissional do Tâmega e Sousa

      Novo posto de transformação de distribuição em Lousada

      Novo posto de transformação de distribuição em Lousada

      Mel de Floresta promove Paisagem Protegida

      Mel de Floresta promove Paisagem Protegida

      O Natal revitaliza o comércio local

      O Natal revitaliza o comércio local

      Autarcas do Tâmega e Sousa reivindicam reforço de fundos comunitários para a região

      Autarcas do Tâmega e Sousa reivindicam reforço de fundos comunitários para a região

    • Associativismo
    • Saúde
    • Necrologia
  • + Literacia
    • + Literacia
    • Educação
  • Cultura
    • Cultura
    • A cultura popular e as tradições
    • ReViver Lousada
    • Casas Nobres de Louzada
    • LouzaRock
  • Desporto
    • Desporto
    • Segredos da Bola
  • Ambiente
  • Freguesias
  • Região
  • Opinião
    • Tudo
    • Ambiente
    • Apenas um ponto de vista
    • Canto do saber
    • Correio do leitor
    • Daniela Leal
    • Instantes
    • Juventude
    • LivreMENTE
    • Lousada.
    • O Garante da Gestão
    • Pedro Amaral
    • Pela sua Saúde
    • Saber(or) Saudável
    O papel dos gestores na transformação do emprego

    (Des)Cruzar Liderança com Liberdade, (n)a guerra

    Suplementos alimentares: necessidade ou “moda”?

    Os desafios da Segurança Alimentar em/na guerra

    Do que queremos para a nossa terra

    A História não acabou mesmo!

    Participação Política como manifestação de Cidadania

    “Bom de mim fará quem depois de mim virá.” – II

    Suplementos alimentares: necessidade ou “moda”?

    Na dieta vegetariana a lacuna da vitamina B12

    Participação Política como manifestação de Cidadania

    “O objetivo é Liberdade e Democracia, o resto não é comigo é com o povo.” Salgueiro Maia ao negociar a rendição do regime com Marcello Caetano

    O papel dos gestores na transformação do emprego

    L`s: Louzadense, Liberdade, Aniversário(s)

    Do que queremos para a nossa terra

    O chamamento para uma ética ambiental global – 25 de abril de todos e d’ O Louzadense

    Nenhum tirano começa por atacar a maioria

    Nenhum tirano começa por atacar a maioria

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Entrada
    • Editorial
  • O Louzadense
    • Grandes Louzadenses
    • Espaço Cidadania
    • Louzadenses Lá Fora
    • Louzadense com Alma
  • Sociedade
    • Sociedade
    • Política
    • Economia
      Novo avanço da candidatura de Susana Faria: Eleições na Caixa Agrícola

      Novo avanço da candidatura de Susana Faria: Eleições na Caixa Agrícola

      Centro de Formação Profissional do Tâmega e Sousa

      Centro de Formação Profissional do Tâmega e Sousa

      Novo posto de transformação de distribuição em Lousada

      Novo posto de transformação de distribuição em Lousada

      Mel de Floresta promove Paisagem Protegida

      Mel de Floresta promove Paisagem Protegida

      O Natal revitaliza o comércio local

      O Natal revitaliza o comércio local

      Autarcas do Tâmega e Sousa reivindicam reforço de fundos comunitários para a região

      Autarcas do Tâmega e Sousa reivindicam reforço de fundos comunitários para a região

    • Associativismo
    • Saúde
    • Necrologia
  • + Literacia
    • + Literacia
    • Educação
  • Cultura
    • Cultura
    • A cultura popular e as tradições
    • ReViver Lousada
    • Casas Nobres de Louzada
    • LouzaRock
  • Desporto
    • Desporto
    • Segredos da Bola
  • Ambiente
  • Freguesias
  • Região
  • Opinião
    • Tudo
    • Ambiente
    • Apenas um ponto de vista
    • Canto do saber
    • Correio do leitor
    • Daniela Leal
    • Instantes
    • Juventude
    • LivreMENTE
    • Lousada.
    • O Garante da Gestão
    • Pedro Amaral
    • Pela sua Saúde
    • Saber(or) Saudável
    O papel dos gestores na transformação do emprego

    (Des)Cruzar Liderança com Liberdade, (n)a guerra

    Suplementos alimentares: necessidade ou “moda”?

    Os desafios da Segurança Alimentar em/na guerra

    Do que queremos para a nossa terra

    A História não acabou mesmo!

    Participação Política como manifestação de Cidadania

    “Bom de mim fará quem depois de mim virá.” – II

    Suplementos alimentares: necessidade ou “moda”?

    Na dieta vegetariana a lacuna da vitamina B12

    Participação Política como manifestação de Cidadania

    “O objetivo é Liberdade e Democracia, o resto não é comigo é com o povo.” Salgueiro Maia ao negociar a rendição do regime com Marcello Caetano

    O papel dos gestores na transformação do emprego

    L`s: Louzadense, Liberdade, Aniversário(s)

    Do que queremos para a nossa terra

    O chamamento para uma ética ambiental global – 25 de abril de todos e d’ O Louzadense

    Nenhum tirano começa por atacar a maioria

    Nenhum tirano começa por atacar a maioria

Sem resultados
Ver todos os resultados
O Louzadense
Sem resultados
Ver todos os resultados
Entrada Educação

Escolas adaptam-se às condições de isolamento impostas pela pandemia

De Redação
Abril 16, 2020
Em Educação, Sociedade, W
0
Escolas adaptam-se às condições de isolamento impostas pela pandemia
0
PARTILHAS
125
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter

Vivem-se tempos inéditos no ensino em Portugal. O Covid-19 provocou grandes mudanças na vida dos portugueses e dos estudantes, em particular. Com as escolas fechadas há 4 semanas, alunos e professores têm experimentado novas formas de ensinar e aprender.

Se é certo, que ninguém estava preparado para esta situação, não é menos verdade que todos se empenharam em conseguir respostas rápidas que pudessem atenuar as consequências do fim das aulas presenciais.

Filipe Plácido é o diretor do Agrupamento de Escolas de Lousada. Reconhece, que, no início, as pessoas não estavam a ver o problema como ele efetivamente era. “Nenhum de nós estava a prever um fenómeno tão catastrófico. Olhávamos para a China e não prevíamos que pudesse chegar ao que chegou em Itália e Espanha”, diz.

▲Filipe Plácido – Diretor do Agrupamento de Escolas de Lousada

A’O Louzadense, contou, que a primeira preocupação foi alertar todos os alunos e encarregados de educação de que as escolas estariam encerradas. Esta medida não foi suficiente para consciencializar as pessoas acerca do problema, na sua opinião. “Com as escolas fechadas em Lousada e Felgueiras, as pessoas não tomaram imediatamente consciência da gravidade do problema e saíam de casa”, constata. No entanto, a situação mudou quando a pandemia tomou proporções mais graves em todo o país. Filipe Plácido considera, que a partir deste momento jamais Portugal e o mundo serão os mesmos. “Temos de deixar de ser egoístas, não somos comunitários”, considera.

“A escola tem dado uma resposta à altura do desafio de que não estava à espera”, Filipe Plácido

O diretor do Agrupamento de Escolas de Lousada diz-se orgulhoso dos seus professores, assistentes operacionais, técnicos e comunidade educativa no geral, e dos alunos em particular, pela resposta que deram. “Infelizmente, não conseguimos chegar a todos, mas chegamos a grande parte deles”, assegura, estimando, que seja superior a 90%, perante o feedback que tem dos alunos.

Os métodos de trabalho passam pela utilização de ferramentas digitais. O diretor explica, que foi criado um e-mail para todas as turmas, que os professores podem utilizar para deixar trabalhos aos os alunos. Mas há também aqueles docentes mais tecnológicos, que utilizam plataformas de comunicação como o Zoom e o Skype. Filipe Plácido mostra-se, contudo, preocupado com a proteção de dados, mas reconhece que o mais importante é o trabalho que está a ser desenvolvido em prol dos alunos.

Faltam computadores e Internet a alguns alunos

Mais preocupante neste momento são os alunos que não têm computador ou ligação à Internet. Por isso, foi feito um levantamento desse dados e, juntamente com a autarquia, estão a ser encontradas soluções para que os alunos possam desenvolver as suas atividades. Esta é uma ação, que envolve todas as escolas do concelho.

O diretor do maior agrupamento de escolas de Lousada garante, que a resposta dos alunos tem sido muito positiva e que a maioria está em contacto permanente com os professores. Apesar de tudo, reconhece, que os alunos estão cansados de permanecer em casa e que precisam de ser incentivados aí continuar, procurando outras ocupações, que lhes deem algum alento.

A Escola Secundária de Lousada é uma escola de acolhimento para filhos de profissionais, que não podem deixar de trabalhar ou mesmo para alunos carenciados que precisem daí recorrer para fazerem as suas refeições. No entanto, até o momento, não foi solicitada para esse efeito.
Pedro Araújo é professor na Escola Secundária de Lousada e presidente da Associação de Cultura Musical de Lousada. Enquanto cidadão, tenta manter-se informado, atento e procura cumprir as recomendações das autoridades de saúde.

Enquanto professor, os primeiros dias foram de expetativa, mas rapidamente encontrou formas de trabalhar com os alunos, situação idêntica à dos seus colegas. Genericamente, considera, que os alunos estiveram ocupados com atividades escolares nas diferentes disciplinas, “em alguns casos até com algum exagero”, diz.

“Este período poderá deixar algumas formas de trabalho, que podem ser usadas no futuro”, Pedro Araújo

▲Pedro Araújo

Para este docente, os tempos que vivemos são diferentes, mas também de aprendizagem, que poderá ser útil no futuro, principalmente num cenário de aulas à distância no terceiro período. Pedro Araújo acredita, que se pode fazer um trabalho interessante. “Este período poderá deixar algumas formas de trabalho, que podem ser usadas no futuro, mesmo quando voltarmos à normalidade”, diz.

Relativamente aos alunos, este professor reconhece, que não tiveram dificuldades em adaptar-se à nova forma de trabalho, com recurso às novas tecnologias, e, também os professores se ajustaram com relativa facilidade.
Avaliando a qualidade do trabalho dos alunos, o professor reconhece, que tem sido interessante. Embora a relação interpessoal seja essencial, na sua opinião, “é interessante ver como alguns alunos reagem de forma diferente nesta modalidade de ensino. Há até alunos, que estão a responder melhor do que em sala de aula. É o caso dos alunos mais tímidos, que agora se revelam mais”, refere.

Enquanto pai de duas filhas em idade escolar e a esposa também professora, em teletrabalho, debate-se em casa com escassez dos computadores, situação que tem sido também relatada por outros pais.
O terceiro período está à porta, e Pedro Araújo espera, que sejam rapidamente dadas indicações sobre a sua organização, especialmente sobre os exames nacionais, para assim evitar ansiedade. Se a opção for continuar a ensinar à distância, garante: “Estamos todos preparados para continuar neste sistema de trabalho, com alguns acertos”.

Também os professores do Conservatório de Música do Vale do Sousa tiveram de se adaptar e continuam a lecionar através os meios digitais. Pedro Araújo explica, que alguns alunos vão mesmo partilhando as suas músicas nas redes sociais, ajudando, desta forma, a ultrapassar este período de grande ansiedade. “A arte é uma excelente forma de ocupar o tempo livre”, refere.

Rui Miranda é aluno do 12º ano da Escola Básica e Secundária Lousada Norte. Como todos os alunos, tem-se adaptado a esta nova etapa. Quando tomou conhecimento do encerramento da escola, percebeu a gravidade da situação. Sem perder tempo, começou a interagir com os professores, que o vão ajudando nos trabalhos. Apesar de ser uma modalidade de ensino diferente, Rui Miranda diz que “tem corrido bem. Tem recorrido sobretudo ao e-mail, mas os professores estão a pensar em iniciar os trabalhos por videoconferência. Para já, os alunos vão trocando apontamentos, fazendo os exercícios e ouvindo o feedback dos professores”.

▲Rui Miranda

Alunos preocupados com os exames nacionais

A sua maior preocupação neste momento é com a realização dos exames e o acesso à universidade. Preocupa-o a indefinição, mas está convencido de que vai acontecer um adiamento dos exames, o que poderá afetar o início do próximo ano letivo. Já inscrito nos exames, espera agora por indicações sobre a sua realização, esperando para o ano frequentar o curso de Física Teórica na Universidade do Porto.

Sair à noite e o convívio com os amigos estão por agora proibidos. Não é fácil, reconhece, mas tem de ser. “À medida que o tempo passa vai ficando ainda mais difícil”, afirma.

Aluno de Ciências é pragmático quando aborda o Covid-19. É uma nova experiência para todos, mas reconhece que, “a nível histórico, não é a primeira vez que acontece uma pandemia deste género, nem será a última. A nós, como cidadãos, cabe-nos o isolamento social, para evitar a propagação da doença”, lembra.

Os professores portugueses espalhados um pouco por todo o mundo vão também desenvolvendo o seu trabalho com os alunos, recorrendo aos meios digitais. É o caso de Nair Ferreira, que se encontra a lecionar em França, numa localidade perto do Lyon. Esta professora já esteve em Timor e na Suíça. Há uma década em França, os seus alunos são a maior parte de origem portuguesa, mas também alguns que estudam o português como língua estrangeira, entre eles árabes, turcos e italianos.

Situação dos professores no estrangeiro semelhante à dos portugueses
Há 4 semanas em casa, sai apenas para fazer as compras essenciais. Diz-nos, também, que em França as medidas de isolamento social estão cada vez mais restritivas. Neste momento, os cidadãos estão impedidos até de praticar qualquer tipo de desporto das 10 às 19 horas.

A adaptação ao ensino digital não foi difícil, embora no início o feedback dos alunos tenta sido “gota a gota”. Também em França, os professores debatem-se com a falta de computadores. “Quando não têm computadores, usam o telefone”, explica.

Entretanto, o Instituto Camões tem proporcionado formação aos professores para que possam explorar as diversas alternativas digitais. “É preciso dar tempo ao tempo”, diz.

Nair Ferreira

Nair Ferreira vai também acompanhando as notícias de Portugal e contactando com a família diariamente. Pela comunicação social francesa vai tomando conhecimento também do que se passa no seu país de origem e diz que a imprensa se refere a Portugal como um bom exemplo.

Redação

Redação

Próximo artigo
Município desafia empresas para fabricarem equipamentos de proteção certificados

Município desafia empresas para fabricarem equipamentos de proteção certificados

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recomendados

Município associa-se à Semana Diferença na Igualdade

Município associa-se à Semana Diferença na Igualdade

3 anos ago
Rede Solidária do Medicamento

Rede Solidária do Medicamento

2 anos ago

Artigos mais lidos

    Junte-se a nós

    Facebook Twitter Youtube RSS

    O Louzadense

    Rua Palmira Meireles, N.º 812, Fração AE

    4620-668 Lousada

    www.olouzadense.pt  | geral@olouzadense.pt

    Um projeto da cooperativa InovLousada

    Artigos recentes

    • Férias de Verão na biblioteca a partir de 1 de julho
    • Rota do Românico promove Festival Ver do Bago
    • Programa Municipal de Caminhadas
    • Plutónio, Gavin James e Pequeno David e os Sem Soninho
    • Editorial da edição 76º de 23 de junho de 2022

    Um projeto:

    Site produzido por IMAGOCIMA, LDA

    Sem resultados
    Ver todos os resultados
    • Entrada
    • O Louzadense
    • Sociedade
    • Cultura
    • Desporto
    • Economia
    • Freguesias
    • Região
    • Opinião
    • Editorial

    Site produzido por IMAGOCIMA, LDA

    Login to your account below

    Forgotten Password?

    Fill the forms bellow to register

    All fields are required. Log In

    Retrieve your password

    Please enter your username or email address to reset your password.

    Log In