Luana Ferreira tem 11 anos, é aluna da Escola Básica e Secundária de Lousada Oeste – Nevogilde e venceu a fase nacional do concurso “Ao Redor da Ibero-América”, representando assim Portugal no concurso internacional.
Este é um projeto promovido pela Veolia e pela Organização de Estados Ibero-Americanos, destinado a alunos de 10 anos. “É um concurso internacional, sobre a Sustentabilidade, que visa verificar o problema de cada região e os alunos têm de propor resoluções para esses problemas”, explana a professora, Cristina Magalhães.
Luana Ferreira concorreu ao projeto com o objetivo de preservar o meio ambiente, propondo a reflorestação do Rio Mezio, acabando por ganhar e, assim, representar Portugal neste concurso internacional.
A aluna sente-se entusiasmada e otimista por este seu projeto estar na fase internacional e por poder representar o seu país. “A Luana já ganhou, porque isto é a nível nacional. Quanto à fase internacional, haverá um convívio com os vencedores dos restantes países”, acrescenta Cristina Magalhães.
Apesar de já ser uma vencedora, Luana Ferreira não vai baixar os braços e pretende continuar a abordar este tema da reflorestação, “porque cada vez é mais importante falarmos sobre isto. Gostaria também de participar em mais projetos que envolvam o meio ambiente”, esclarece.
O ambiente é uma das áreas que a aluna mais gosta, “porque dependemos dele para sobrevivermos, daí termos de o conservar e tratar dele”, referiu.
Se para a aluna é motivo de orgulho, para a Escola também o é: “a importância deste projeto, e o facto de o termos ganho, é constatar que os alunos continuam a agarrar os projetos que são lançados pelos seus professores, principalmente com um tema tão importante”, comenta e finaliza Luísa Lopes, diretora da Escola Básica e Secundária de Lousada Oeste Nevogilde.