por | 6 Abr, 2023 | Editorial, Editorial

Editorial da edição 94º de 5 de abril de 2023

Sapiência, superação e altruísmo

Três designações para resumir três artigos (profundos) desta edição. Sapiência: Manuel Peixoto, atualmente aposentado, é o ilustre Notário que quase todos conhecem. Um homem do Direito, mas acima de tudo um cidadão ativo e uma pessoa do conhecimento. Superação: Ninguém se imaginará a viver sem uma parte do seu corpo, mas o infortúnio pode acontecer. Nesta edição retratamos dois exemplos de superação na adversidade. Exemplos de vida que são profundos ensinamentos. Perder uma parte do corpo não significa perder a Vida. Altruísmo: E porque da vida cuidamos, há quem se dedique a cuidar da vida dos outros. Pessoas verdadeiramente altruístas. A Quininha dedica a sua vida a cuidar dos outros. Um exemplo de cidadania que registamos nesta edição. 

Emancipação jovem

Os jovens vivem na casa dos pais até mais tarde. Razões de conforto e segurança, é certo, mas também porque o preço dos imóveis está inacessível para a grande maioria. As casas estão mais caras, são mais pequenas e o acesso ao crédito está mais difícil. O baixo poder de compra dificulta a opção de compra. O mercado do arrendamento também não é simpático. Os programas de apoio existentes não satisfazem as necessidades. Viver em casa dos pais tem sido a solução mais económica para muitos jovens adultos. Poder-se-á dizer que a emancipação jovem, para além de retardada, custa uma “fortuna”. 

Auditório Municipal

O Auditório Municipal tem sido a “casa da cultura” lousadense. Edificado há 25 anos, sofreu recentemente obras de renovação e melhorias técnicas. Reabriu portas depois de um longo período de encerramento para obras. Tem sido palco para uma agenda cultural de espetáculos, rapidamente esgotados. Na discussão pública comenta-se sobre a necessidade de uma “nova casa da cultura”, com capacidade para albergar outros eventos de maior dimensão, do que os 289 lugares atualmente disponíveis. Será que passados 25 anos, Lousada deveria ter uma “casa maior”? Confira as opiniões de alguns lousadenses nesta edição. 

Feliz Páscoa

Uma Páscoa de amor e de afetos. Um momento de renovação espiritual e de redenção. Uma celebração da Vida. Este ano, após o período da pandemia, como será a celebração da Páscoa dos lousadenses? Convidámo-lo(a) a conferir algumas respostas no tema destaque desta edição. 

Especialmente a si e à sua família, desejamos-lhe uma Feliz Páscoa!

Visite-nos regularmente em www.olouzadense.pt.

O seu jornal local!

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Foi hoje inaugurado, na Escola Secundária de Paços de Ferreira, um projeto inovador e sustentável:...

Lousadense Beatriz Ferreira mobiliza comunidade para apoiar escolas em Cabo Verde

A solidariedade volta a ganhar voz em Lousada pelas mãos de Beatriz Ferreira, jovem lousadense que...

Na última sessão da Assembleia Municipal de Lousada, perguntei ao executivo que estratégia tem...

“Contas certas não significam contas justas nem desenvolvimento real”

Na mais recente Nota de Imprensa do PSD Lousada, o partido "manifesta a sua profunda preocupação e...

Crédito Agrícola perde em tribunal

O Supremo Tribunal condenou a Caixa Agrícola a pagar e reintegrar Susana Faria, mantendo a decisão...

AGRADECIMENTO

COM ETERNA GRATIDÃO, eu, Maria Irene Monteiro, venho, através d’ O Louzadense, agradecer o imenso...

Montalegre voltou a ser palco de mais uma jornada intensa do Campeonato Nacional de Rallycross...

Os maiores inimigos da liberdade, ironicamente, são, precisamente, aqueles que dizem ser os seus...

Editorial 163 | Pseudo Abrilistas

São 52 anos de Abril, 50 anos da Constituição da República e, muito em breve, 50 anos do Poder...

Quando a igualdade falha, a democracia enfraquece

Fala-se frequentemente de democracia e liberdade como valores adquiridos, quase garantidos, em...

Siga-nos nas redes sociais