As fontes e os lavadouros ou fontanários (século XX) públicos existentes em todas as freguesias de Lousada foram edificados pela Câmara Municipal e Juntas de Freguesia. Estas edificações foram a resposta a necessidades primárias das populações: o acesso ao abastecimento de água, assim como a locais adequados à lavagem das roupas.
Os fontanários, fragmentados por vários pontos das freguesias, tornaram mais fácil e cómodo a acessibilidade à água – recurso precioso e vital -, no que foi uma vultuosa melhoria das condições das populações.
Eram espaços femininos, ponto de encontro para a lavagem da roupa e para analisar minuciosamente as vivências da aldeia, considerados verdadeiros «tribunais» sociais. Modernamente têm as mesmas funções: saciar a sede e de ornamento e/ou decoração.
Deambulando por duas freguesias deste concelho prenhe de história, de memória, de património, deparei com um fontanário em Figueiras, o qual avisto todos os dias, e um outro na freguesia de Casais, este último com as duas funções: fontanário e lavadouro.
O fontanário de Figueiras não é muito elaborado: em granito, ostentando uma bica artística e um recetáculo quadrangular. O fontanário e lavadouro de Casais é todo em pedra rusticada e cobertura que sobrepuja quatro colunas quadrangulares, acrescentos apostos aquando do seu restauro.


José Carlos Silva
Professor / historiador
Comentários