por | 29 Set, 2025 | Uncategorized

Centro Industrial e Tecnológico: uma aposta para mais empregos qualificados

Gabinete Lousada Invest+ terá recursos humanos da autarquia e dirigentes de empresas nacionais

A coligação Lousada no Coração quer avançar para a construção de um Centro Industrial e tecnológico que permita acolher empresas com novos modelos de negócio, sobretudo as baseadas em plataformas digitais e inteligência artificial.

“Sabemos que temos de dar a Lousada uma nova ambição ao nível do desenvolvimento económico. Temos todas as condições, até pela centralidade que possuímos, de instalar um Centro Industrial e Tecnológico que permita fixar jovens e gerar empregos mais qualificados e, com isso, mais bem pagos”.

A necessidade está identificada, até porque Lousada é um dos concelhos do país com o salário médio mais reduzido e o poder de compra também se situa abaixo da média nacional. Esta situação torna-se mais urgente quando o concelho é uma referência nas centralidades de que dispõe.

Pretende-se que o Centro Industrial e Tecnológico funcione em sinergia e com entidades do Ensino Superior, empresas e centros de investigação, fazendo desta estrutura um ecossistema de empreendedorismo, inovação e transferência de conhecimento.

Criação do Gabinete Lousada Invest+

No seguimento da aposta em novos modelos de negócio, a autarquia passará a ter um gabinete de apoio a PME e start-ups. A equipa será constituída por recursos humanos da autarquia ligados ao desenvolvimento económico, mas também por personalidades de Lousada conhecidas pelo empreendedorismo e ligadas a quadros superiores de grandes empresas nacionais, que com a experiência no terreno podem ajudar jovens empreendedores na criação de ideias de negócio inovadoras.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Jovem promessa do futebol feminino dá nas vistas em Romariz

Aos 11 anos, Joana Ferreira começa já a afirmar-se como uma das jovens promessas do futebol...

ACML está a celebrar o 51.º aniversário

A Associação de Cultura Musical de Lousada celebrou ontem, 12 de abril, o seu 51.º aniversário com...

Juventudes Socialistas de Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira e Paredes exigem a concretização da Linha do Vale do Sousa

As Juventudes Socialistas de Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira e Paredes juntam-se para...

PSD Lousada afirma a importância da Linha do Vale do Sousa e alerta para falta de envolvimento do Município

Na reunião da Câmara Municipal de Lousada realizada no passado dia 9 de abril, o vereador do PSD,...

CÂMARA DESRESPEITA A OPOSIÇÃO, E COM ELA OS LOUSADENSES QUE A ELEGERAM

A Iniciativa Liberal chama a atenção dos lousadenses para uma situação que, não sendo nova, merece...

MaisVila em grande no Multidesporto em Lousada

O Duatlo Cross Lousada e o Aquatlo Jovem Master Fun transformaram a vila num inédito palco...

O Caminho de Santiago em conferência

O Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, recebeu na noite de ​sexta-feira a conferência...

Leonor Leal é bicampeã em ginástica artística

A ginasta lousadense, Maria Leonor Leal, da Academia de Ginástica de Lousada (AGL), conquistou, no...

O LICRANÇO – não é uma cobra, nem representa perigo… então, porque o tememos tanto?

Quantas vezes, ao virar uma pedra ou ao mexer num tronco velho, alguém gritou: “Cuidado, é uma...

A Santa Casa da Misericórdia de Lousada iniciou em 2026 um plano conjunto entre as suas várias...

Siga-nos nas redes sociais