O Comando Territorial do Porto, através dos seus postos de Lousada e Felgueiras, realizou várias detenções nos últimos dias, envolvendo crimes de posse de arma proibida, furtos e violência doméstica.
No dia 29 de junho, um jovem de 16 anos foi detido por posse de duas soqueiras artesanais durante o festival VILA, em Lousada. Os militares da Guarda notaram o comportamento suspeito do jovem, realizaram uma revista pessoal e apreenderam as armas proibidas. O jovem foi constituído arguido e os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Lousada.
No dia 30 de junho, ainda no âmbito do policiamento ao mesmo festival, um homem de 20 anos foi detido por posse de uma faca borboleta, outra arma proibida. A revista pessoal realizada pelos militares confirmou a posse da arma, que foi imediatamente apreendida. O detido também foi constituído arguido e os factos enviados ao Tribunal Judicial de Lousada.
No mesmo dia, um homem de 57 anos foi preso em flagrante por violência doméstica contra os seus pais, de 88 e 87 anos. Respondendo a uma denúncia, os militares da Guarda presenciaram o suspeito a proferir ameaças verbais violentas contra as vítimas. O detido, com antecedentes criminais por delitos similares, foi presente ao Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Penafiel, onde lhe foi aplicada a medida de coação de afastamento das vítimas.
Por fim, ontem, dia 1 de julho, o Núcleo de Investigação Criminal de Felgueiras deteve um homem de 37 anos, suspeito de cometer furtos em postos de abastecimento de combustível ao longo do último mês em Lousada. A investigação revelou que o suspeito escolhia o momento do encerramento dos postos para realizar os assaltos, ameaçando os funcionários com uma arma branca. Durante a operação foi cumprido um mandado de detenção e realizada uma busca domiciliária que resultou na apreensão de duas armas brancas e uma viatura. O detido, com antecedentes criminais por furto, será presente hoje ao Tribunal Judicial de Lousada para aplicação das medidas de coação.
Comentários