Concurso Internacional de Canto Lírico de Lousada até dia 7
No CICLO, que hoje começa formalmente, o público não ouve só. Cada espectador pode também escolher o seu cantor ou cantora favorito. O voto é secreto, num dos momentos mais esperados do Concurso Internacional de Canto Lírico de Lousada. Até dia 7, as diversas etapas são todas de entrada livre e juntam 14 nacionalidades num evento cultural que se implanta, tanto em termos nacionais como no plano externo.
Ontem, em jeito de festa de receção a todos quantos se deslocaram à 3ª edição do CICLO, houve um Concerto de Abertura, no Auditório Municipal de Lousada, que juntou as sopranos Paola Leoci (Itália) e Ana Sofia Marafona (Portugal).
Mozart, Previn, Bellini, Delibes, Massenet, Torroba, Strauss e Donizetti fizeram parte do programa deste concerto que deu bem conta das virtualidades da voz das duas vencedoras das edições anteriores do CICLO, em 2022 e 2023.
Foi o início desta semana de canto operático, com direção artística de José Corvelo e que até ao dia 7 vai escolher os três 1ºs prémios, o Prémio do Público, o Melhor Intérprete Português e Melhor Intérprete Portuguesa. O palmarés fica completo com o prémio para o Melhor Pianista Acompanhador.
O CICLO é organizado pela Associação de Cultura Musical de Lousada, e a edição de este ano tem um sabor especial. Isto porque esta entidade faz cinquenta anos de trabalho em prol da divulgação / promoção da música e do seu ensino, envolvendo nas comemorações toda a região.
Cada cantor apresenta ao longo das diversas sessões do concurso 6 árias de ópera, que tem de interpretar de memória e na língua original. Há apenas uma exceção a esta regra; os candidatos vencedores num outro festival passam diretamente para as sessões finais do CICLO (semifinal e final).
Portugal tem a maior representação de inscritos (13) neste concurso, seguida pela Coreia do Sul (7) e China (5), mas entre os candidatos que vamos ouvir em Lousada estão intérpretes do Brasil, Argentina, Espanha, Canadá, Itália, Rússia, Ucrânia, Estados Unidos da América, Polónia, Inglaterra e Eslováquia.


Comentários