por | 16 Jun, 2025 | Política, Sociedade

Por mais estacionamento e habitação

ASSEMBLEIA MUNICIPAL APROVOU PRAÇA DO ROMÂNICO

Foi uma sessão extraordinária aquela que decorreu no dia 15 deste mês e houve uma surpresa: após longo período de ausência, por doença, o 1.º Secretário da mesa da Assembleia Municipal, José Bernardino Pinto Nogueira, regressou ao seu posto, facto que foi muito saudado. A sessão serviu, para (re)aprovar a construção da Praça do Românico, onde se situará uma obra desejada há muito tempo, a Loja do Cidadão. Embora colaterais a estes temas centrais,  destacou-se no debate o problema do estacionamento e a falta de habitações.

A aprovação do plano de pormenor da Praça do Românico, onde se vai situar a Loja do Cidadão, foi o motivo para esta sessão. O edifício público a construir por trás do Centro Interpretativo da Rota do Românico, deverá incluir serviços mais dignos e de acesso mais fácil que aqueles que os cidadãos usufruem nas repartições públicas existentes.
Se este assunto não mereceu debate, o que suscitou alguma troca de argumentos foi a questão do estacionamento. O autarca Fausto Oliveira, do PSD, disse que o estacionamento em Lousada é “catástrofe” que se está “a notar a olhos vistos”. Por isso, reclamou mais aparcamento de automóveis.

Em resposta, o presidente da Câmara, Pedro Machado, disse que a questão do estacionamento é uma preocupação, por força da pressão urbana que se vive na localidade. Mas refutou que se trate de uma catástrofe. Acrescentou que além da construção de parque de estacionamento anexo à Loja do cidadão, há edifícios particulares previstos na área em apreço, que poderão albergar parques de estacionamento pago.

Reportando-se a outra preocupação premente em Lousada, o líder do município anunciou uma “mudança de paradigma” na habitação, pois segundo Pedro achado já não faz sentido a tipologia clássica de rés-do-chão dos prédios para comércio e serviços, pelo que o Município passará a incentivar a construção de habitações no piso térreo dos novos prédios que venham a surgir.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

TRADIÇÃO CONTINUA VIVA: A Sagrada Família que une gerações

Durante décadas, a chegada da caixa da Sagrada Família a uma casa foi sinónimo de recolhimento,...

Sandra Monteiro pinta a emoção que nasce no silêncio

Profundamente marcada pela emoção, pelo realismo e pela intensidade do olhar humano, as pinturas a...

Subida de divisão aumenta o desafio dos veteranos da ADL

A equipa de Masters da AD Lousada concluiu uma temporada de grande nível, garantindo a subida à...

Patinador lousadense conquistou medalha de prata

O jovem Gabriel Ferreira, de Aveleda, está a construir uma promissora carreira na patinagem...

Noite Branca no Largo da Senhora Aparecida

Gravinda, York e Paulo Marcelo sobem ao palco no dia 8 de agosto, a partir das 22h00, para uma...

Cinema no parque de Meinedo

No próximo dia 1 de agosto, o Parque do Areinho, em Meinedo, recebe mais uma edição do Cinema ao...

Pilotos Lousadenses foram brilhantes vencedores, em Montalegre

Foi a quinta e antepenúltima jornada do Campeonato de Portugal de Ralicross e Kartcross, com os...

AS AMORAS – Há uma altura do ano em que os caminhos dão sobremesa a quem passa. Há frutos que se...

​Inferno das Febras revela distribuição das bandas e coloca à venda bilhetes diários

A ​organização do Inferno das Febras divulgou a distribuição das bandas pelos dois dias do...

PSD exige maior transparência na contratação pública municipal

NOTA DE IMPRENSA DO PSD/Lousada O PSD Lousada questionou no passado dia 6, o Executivo Municipal...

Siga-nos nas redes sociais