por | 13 Abr, 2026 | Desporto

Leonor Leal é bicampeã em ginástica artística

A ginasta lousadense, Maria Leonor Leal, da Academia de Ginástica de Lousada (AGL), conquistou, no passado fim de semana, o título de Bicampeã Distrital da 2.ª Divisão (escalão júnior), reafirmando o seu estatuto como uma das atletas em maior destaque na ginástica artística regional.

Com uma prestação de elevado nível competitivo, a ginasta alcançou o 1.º lugar na classificação geral (All-Around), somando ainda medalha de ouro no exercício de Solo, prata nos Saltos e nas Paralelas Assimétricas, e bronze na Trave Olímpica. Este desempenho garantiu-lhe o apuramento direto para o Campeonato Nacional, que se realizará no Centro de Alto Rendimento de Anadia, no último fim de semana de maio.

Nova infraestrutura impulsiona evolução da equipa

O crescimento desportivo da atleta acompanha a evolução estrutural da AGL, que passou a treinar no novo espaço situado em Nogueira, na antiga Fábrica Quintanilha. As novas instalações têm permitido melhores condições para o desenvolvimento técnico das ginastas.

Para Paula Oliveira, diretora e fundadora da academia, este resultado reflete um trabalho coletivo e sustentado:

“Este título da Leonor representa o culminar de anos de dedicação. O apoio do Município de Lousada tem sido fundamental para a concretização do nosso projeto. As novas instalações trouxeram uma nova dinâmica ao treino, permitindo um nível de exigência compatível com a competição. Destaco também o empenho contínuo de toda a equipa técnica.”

Um percurso marcado pela consistência

A evolução da atleta tem sido acompanhada de perto, pela treinadora Ana Oliveira (na foto, com Maria Leonor), que a orienta desde os primeiros anos na modalidade:

“A Leonor é o reflexo de anos de trabalho consistente, resiliência e compromisso. Acompanho-a desde a sua formação inicial e tem sido um percurso de crescimento muito sólido, marcado por uma enorme capacidade de superação. Este título é mais do que um resultado — é a confirmação de todo o investimento e dedicação ao longo do tempo. Estamos agora totalmente focadas no Campeonato Nacional, com ambição e responsabilidade de representar Lousada ao mais alto nível.”

AGL com presença alargada no distrital

A participação da AGL na competição contou ainda com as atletas Mafalda Branco (sénior) e Bianca Sousa (Juvenil), que aguardam a confirmação de apuramento para o Campeonato Nacional, podendo reforçar a presença do clube na próxima fase da competição.

Com um projeto desportivo em crescimento, a Academia de Ginástica de Lousada continua a afirmar-se como uma referência regional, contribuindo para a projeção de Lousada no panorama da ginástica artística nacional.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Jovem promessa do futebol feminino dá nas vistas em Romariz

Aos 11 anos, Joana Ferreira começa já a afirmar-se como uma das jovens promessas do futebol...

ACML está a celebrar o 51.º aniversário

A Associação de Cultura Musical de Lousada celebrou ontem, 12 de abril, o seu 51.º aniversário com...

Juventudes Socialistas de Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira e Paredes exigem a concretização da Linha do Vale do Sousa

As Juventudes Socialistas de Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira e Paredes juntam-se para...

PSD Lousada afirma a importância da Linha do Vale do Sousa e alerta para falta de envolvimento do Município

Na reunião da Câmara Municipal de Lousada realizada no passado dia 9 de abril, o vereador do PSD,...

CÂMARA DESRESPEITA A OPOSIÇÃO, E COM ELA OS LOUSADENSES QUE A ELEGERAM

A Iniciativa Liberal chama a atenção dos lousadenses para uma situação que, não sendo nova, merece...

MaisVila em grande no Multidesporto em Lousada

O Duatlo Cross Lousada e o Aquatlo Jovem Master Fun transformaram a vila num inédito palco...

O Caminho de Santiago em conferência

O Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, recebeu na noite de ​sexta-feira a conferência...

O LICRANÇO – não é uma cobra, nem representa perigo… então, porque o tememos tanto?

Quantas vezes, ao virar uma pedra ou ao mexer num tronco velho, alguém gritou: “Cuidado, é uma...

A Santa Casa da Misericórdia de Lousada iniciou em 2026 um plano conjunto entre as suas várias...

O regresso da “tara” em versão moderna

Novo sistema de depósito arranca com plástico e latas. A partir desta sexta-feira, entra em vigor...

Siga-nos nas redes sociais