A Casa Nobre No Concelho de Lousada

Tipologias – IX | Torre

Não há, no concelho de Lousada, casas-torre. As torres foram levantadas, em época recente, pelos antepassados dos atuais proprietários.1 Não existe, contudo, documento algum que relate tais atos construtivos. A torre era um elemento marcante. Primeiro por assumir uma configuração de «casa fortificada»2 para numa fase posterior aparecer como simples torre senhorial – mesmo que de princípio tenha tido utilidade militar nas campanhas da reconquista, logo foi fruída pela nobreza para alimentar rivalidades. Muitas foram edificadas de uma forma abusiva, tendo sido derrubadas por ordem do rei. As primeiras tinham dupla função: de habitação e defesa. Mesmo após o fim da reconquista continuaram a construir-se torres. Daí que muito rapidamente a torre se «converteu em mero símbolo senhorial, levantada com autorização do rei, no momento em que o suserano instituía privilégios da aristocracia às torres de certo fidalgo.»3

A torre4 torna-se num elemento de afirmação senhorial, conferindo prestígio a quem a detém.

As torres do concelho de Lousada são compostas por grossos muros e apresentam escadarias adossadas, ainda que de altura relativamente modesta. São quadrangulares e possuem aberturas: frestas e janelas gradeadas, coroadas por ameias.

Em quatro destas torres funciona a cozinha, exceto na de Ronfe, na qual está a capela de St. º André, enquanto a do Outeiro mostra as armas de S. Francisco na face da fachada; e a do Ribeiro tem apenas funções decorativas.

Pormenor da torre e pedra de armas de S. Francisco da Casa do Outeiro (Nogueira), 2006;  torre da casa do Valteiro (Sousela), 2024 e janela evocativa e janela na torre da casa de Ronfe alusiva às Comemorações do 8º Centenário da Nacionalidade; 1140-1940.              

Torre da Casa de Ronfe, 2006. Arquivo particular de José Carlos Silva.

________________________________      

1 – Informação dos proprietários das Casas da Bouça e do Outeiro. Ver pág. 109 e 111.

2 – AZEVEDO, Carlos de, – o. c., p. 51.  Cf. Torre: “Edificio forte fabricado em alguma parte para fe acolherem nelle do inimigo, e de lá o offenderem; hoje as que reftão fervem de prizões, cazas de armas, &c. e as que fe fazem fão para se porem finos junto ás Igrejas; nas Fortalezas, a principal, era a torre de menagem, a qual não entregava fenão a quem tiveffe direito de levantar a menagem da Fortaleza ao Capitão della.” BLUTEAU, Rafael – o. c., p. 469 – 470.

3 – AZEVEDO, Carlos de, – o. c., p. 21. 

4 – Torre é um “corpo de edifício mais alto que largo de planta quadrangular.”SMITH, Edward Lucie – Dicionário de Termos de Arte. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995, p. 340.

5 – Foi edificada no séc. XIX pelo avô do atual proprietário.  

6 – Nesta torre, segundo os herdeiros desta casa, está a capela.

Obras consultadas:

– AZEVEDO, Carlos de – Solares Portugueses. Introdução Ao Estudo Da Casa Nobre. 2ª Edição, [s/l]: Livros Horizonte, 1988.

– SMITH, Edward Lucie – Dicionário de Termos de Arte. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995, p. 340.

José Carlos Silva

Professor e historiador

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Lousada ultrapassou os 50 mil habitantes, devido ao aumento da população estrangeira

Análise do jornal O Louzadense aos mais recentes dados provisórios e preliminares do Instituto...

Equipa de Shinkyokushin conquistou seis pódios

O WIBK Dojo Verdadeiro Espírito, do lousadense Paulo Rente Silva marcou presença no Torneio...

Atleta de Lousada convocada para Jogos do Eixo Atlântico

A jovem Daniela Pereira, natural da freguesia de Pias, em Lousada, foi convocada para integrar a...

"Talvez seja por isso que gosto tanto das nascentes. Porque, ao contrário dos rios, que toda a...

Campeões Nacionais de Natação Adaptada

Os atletas lousadenses do clube Lousada Século XXI estiveram em grande evidência no Campeonato...

A bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados, Paula Franco, foi uma das convidadas do...

Forte internacionalização do Inferno das Febras

O Inferno das Febras regressa ao Parque de Lazer e Merendas de Casais, em Lousada, nos dias 28 e...

O treinador penafidelense João Paulo Guedes Silvestre, de 36 anos, é referido por várias fontes...

Protocolo para projeto de turismo cultural assinado entre a CCDR-N e Vidas em Cena

A Associação Vidas em Cena, de Lousada, está entre as dez entidades culturais da Região Norte...

A celebração dos 100 anos dos Bombeiros Voluntários de Lousada constitui um momento de...

Siga-nos nas redes sociais