por | 19 Fev, 2025 | Finanças, Opinião

VISÃO, TRANSFORMAÇÃO E INOVAÇÃO DIGITAL

A visão digital descreve como a empresa se vê no futuro com a plena integração de tecnologias digitais. Estas devem reflectir a forma como a empresa pretende utilizar a tecnologia para inovar, melhorar a experiência do cliente, optimizar operações, criar novas oportunidades de negócio e estar alinhada com a missão geral e os valores da empresa.

A visão digital deve estar alinhada com a estratégia corporativa geral, apoiando os objectivos de longo prazo da empresa e integrando a transformação digital como um componente central da estratégia empresarial, onde deverá ser realçada a importância da inovação contínua e do crescimento sustentável, destacando-se a adopção de novas tecnologias.

A experiência do cliente não pode ficar de fora. Colocar o cliente e a proposta de valor no centro da visão digital deverá ser inegociável.

A sustentabilidade e a responsabilidade social devem ser aspectos a ter em conta na visão digital, mostrando como as tecnologias digitais podem contribuir para práticas empresariais mais responsáveis e sustentáveis.

Os objectivos tecnológicos são metas específicas e estratégicas que guiam a implementação da visão digital da empresa. Estes devem ser claros, mensuráveis e alinhados com as necessidades operacionais e estratégicas da organização. Estabelecer objectivos tecnológicos é crucial para garantir que os esforços de digitalização estejam focados e direccionados para áreas de impacto significativo.

A transformação digital é a chave para desbloquear o potencial do seu negócio, no entanto, a implementação desta mudança pode trazer grandes desafios. As empresas que obtiveram bons resultados na implementação de estratégias de transformação digital têm em comum um conjunto de Boas Práticas.

Obviamente, há desafios na Transformação Digital. Um dos maiores desafios na transformação digital é a resistência por parte dos trabalhadores e da própria liderança. A introdução de novas tecnologias e processos pode gerar medo e incerteza. 

Implementar um programa de gestão de mudança robusto que inclua comunicação clara, treino adequado e envolvimento dos funcionários desde o início do processo ter de ser uma premissa chave. A carência de habilidades digitais entre os funcionários pode atrasar ou comprometer a eficácia da transformação digital. Investir em programas de capacitação e desenvolvimento contínuo, oferecendo formação em novas tecnologias e promovendo uma cultura de aprendizagem contínua é uma forma de melhoria.

Sem uma visão clara e uma estratégia bem definida, a transformação digital pode ser descoordenada e ineficaz.

Conhecer as estratégias de transformação digital é fundamental para uma implementação eficaz e para o sucesso das empresas. Ela implica a melhoria da eficiência operacional, experiência do cliente, inovação e competitividade e a tomada de decisões baseada em dados.

Ricardo Luís * 

Contabilista e Consultor de empresas 

* Escreve mediante o antigo acordo ortográfico 

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Jovem promessa do futebol feminino dá nas vistas em Romariz

Aos 11 anos, Joana Ferreira começa já a afirmar-se como uma das jovens promessas do futebol...

ACML está a celebrar o 51.º aniversário

A Associação de Cultura Musical de Lousada celebrou ontem, 12 de abril, o seu 51.º aniversário com...

Juventudes Socialistas de Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira e Paredes exigem a concretização da Linha do Vale do Sousa

As Juventudes Socialistas de Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira e Paredes juntam-se para...

PSD Lousada afirma a importância da Linha do Vale do Sousa e alerta para falta de envolvimento do Município

Na reunião da Câmara Municipal de Lousada realizada no passado dia 9 de abril, o vereador do PSD,...

CÂMARA DESRESPEITA A OPOSIÇÃO, E COM ELA OS LOUSADENSES QUE A ELEGERAM

A Iniciativa Liberal chama a atenção dos lousadenses para uma situação que, não sendo nova, merece...

MaisVila em grande no Multidesporto em Lousada

O Duatlo Cross Lousada e o Aquatlo Jovem Master Fun transformaram a vila num inédito palco...

O Caminho de Santiago em conferência

O Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, recebeu na noite de ​sexta-feira a conferência...

Leonor Leal é bicampeã em ginástica artística

A ginasta lousadense, Maria Leonor Leal, da Academia de Ginástica de Lousada (AGL), conquistou, no...

O LICRANÇO – não é uma cobra, nem representa perigo… então, porque o tememos tanto?

Quantas vezes, ao virar uma pedra ou ao mexer num tronco velho, alguém gritou: “Cuidado, é uma...

A Santa Casa da Misericórdia de Lousada iniciou em 2026 um plano conjunto entre as suas várias...

Siga-nos nas redes sociais