O Partido Social Democrata (PSD) de Lousada, através do seu vereador Fausto Oliveira, confrontou ontem, dia 20 de abril, o Presidente da Câmara Municipal, Nelson Oliveira, exigindo um plano concreto e estruturado para a renovação da rede viária do concelho. Para os social-democratas, a situação das estradas atingiu um ponto crítico que exige intervenção imediata, sem mais delongas burocráticas.
O PSD Lousada tem sido uma voz ativa na denúncia da degradação das vias municipais, tendo alertado formalmente para esta necessidade desde fevereiro de 2026. Na altura, o Executivo camarário garantiu que o planeamento estaria em curso. Contudo, no final de abril, os munícipes de Lousada continuam sem conhecer as intervenções previstas ou os valores orçamentados para os investimentos mais urgentes.
“O tempo do planeamento já acabou. Estamos quase no final de abril e era imperativo que o plano estivesse pronto para avançar com os processos de contratação pública”, afirmou o PSD em comunicado. O partido sublinha que a janela de oportunidade para a realização de obras é limitada e que qualquer atraso adicional comprometerá a eficácia das intervenções e a segurança dos condutores e peões.
O PSD Lousada exige que as futuras obras sejam consistentes e definitivas, rejeitando categoricamente as soluções paliativas e de má qualidade – popularmente conhecidas como “alcatrão de regador”. Estas, segundo o partido, apenas servem para mascarar o problema temporariamente, sem resolver as deficiências estruturais do piso.
BASTA DE «ALCATRÃO DE REGADOR»
Perante os questionamentos do vereador Fausto Oliveira, o Presidente da Câmara, Nelson Oliveira, informou que o planeamento continua e que aguarda informações do Governo sobre a possibilidade de financiamento através do Banco Europeu de Investimento (BEI). Para o PSD, esta postura demonstra uma falta de alternativas e de preparação financeira para enfrentar um problema que consideram prioritário para a qualidade de vida da população.
O PSD Lousada reafirma o seu compromisso em fiscalizar este processo e exige rapidez e transparência na resolução da questão. “Fomos os primeiros a alertar para esta necessidade e não descansaremos enquanto os lousadenses não tiverem as estradas que merecem: seguras, modernas e duradouras”, concluiu o partido.













Comentários