Nota de imprensa da CM Lousada
No passado dia 20 de dezembro, realizou-se a assinatura do protocolo de cooperação institucional no domínio da habitação entre o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) e o Município de Lousada, que contou com a presença da Secretária de Estado da Habitação, Dra. Marina Gonçalves.
O protocolo assinado tem por objeto regular os termos da colaboração e cooperação institucional entre o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana e o Município na prossecução e desenvolvimento do Projeto denominado “Arrendamento Acessível”. O programa visa promover uma oferta alargada de habitação para arrendamento a preços reduzidos, a disponibilizar de acordo com uma taxa de esforço compatível com os rendimentos dos agregados familiares.
O Presidente da Câmara Municipal, Dr. Pedro Machado, destacou o facto de “Lousada ser um concelho com uma elevada dinâmica populacional e, por isso, demonstrámos interesse por esta solução do Arrendamento Acessível para dar resposta a uma franja da população da classe média, que não é necessitada, mas cujos rendimentos mensais são parcos para fazer face às despesas inerentes à habitação“.
“A autarquia adquiriu e vai disponibilizar ao IRHU o terreno junto ao Posto da GNR, estimando-se que sejam edificadas mais de 40 frações, sendo uma anseio que este seja o início de projeto que se alargue a outros pontos do concelho. Estas políticas permitem que a população Lousadense tenha mais qualidade de vida“- destacou o Dr. Pedro Machado.

A Secretária de Estado da Habitação, Dra. Marina Gonçalves, afirmou que “o Município de Lousada não pensa somente em assinar acordos, mas sim em concretizar as ações”. Para a governante, “a assinatura do protocolo de cooperação institucional no domínio da habitação entre o IRHU e o Município de Lousada é uma sinergia que vem dar resposta e garantir a habitação para todos, nomeadamente para a classe média. O Município adquiriu o terreno e, com a assinatura do acordo de cooperação, vai permitir que mais famílias tenham uma habitação, que é um direito fundamental“.
A Secretária de Estado teve ainda a oportunidade de visitar as duas residências partilhadas – projeto ParTelhado. De referir que estas duas residências estão localizadas no Bairro Dr. Abílio Alves Moreira, sob a supervisão da Associação Ao Encontro das Raízes.
Investimento de 4,5 milhões no Bairro Dr. Abílio Moreira

No decorrer da cerimónia de assinatura do protocolo para soluções de arrendamento acessível, foi feito o anúncio de uma grande intervenção no Bairro Dr. Abílio Alves Moreira, que a população e a autarquia esperavam há anos. A revitalização do Bairro é um desejo que tem décadas e que, finalmente, vai ser concretizado. São mais de 200 frações que vão usufruir destes melhoramentos que vão desde a reabilitação de áreas comuns, substituição de revestimentos, colocação de capoto, novas instalações elétricas e redes prediais, pinturas e isolamento térmico, substituição de caixilharias e estores e reabilitação das coberturas, num investimento de 4,5 milhões de euros. O concurso público já foi lançado em Diário da República e pode ser consultado pelas empresas interessadas.