O projeto “A Escola da Floresta de Lousada”, apresentado pela promotora Juliana Nunes Gomes, venceu a edição do Orçamento Participativo Jovem 2022, com 548 votos.
O anúncio ocorreu há instantes, através de mensagem de vídeo do vereador Nelson Oliveira, nas redes sociais do Município.
Os resultados finais da votação ditaram a seguinte seriação:

O projeto vencedor – A escola da floresta de Lousada – defendia que:
“Lousada tem vindo a assumir-se como um município ímpar, que segue na liderança de muitas iniciativas de promoção dos valores naturais, conservação da Natureza e educação ambiental. Dotado de vários espaços verdes de relevo, como a Mata de Vilar, o Parque Florestal e molinológico de Pias, terminando com a Paisagem protegida local do Sousa Superior, chegou a hora de apostar na criação de um espaço único de aprendizagem, uma escola diferente de todas as outras! A Escola da Floresta ou “Forest School” é uma metodologia de aprendizagem que faz parte do ensino sueco há mais de 100 anos! Assim, queremos criar uma oportunidade única e cada vez mais necessária de reconexão das crianças com a Natureza e todos os seus benefícios, emocionais, afetivos, motores e cognitivos. Uma floresta é uma escola sem paredes, é um local de aprendizagem por excelência! Com este financiamento pretendemos a criação de um espaço que possa acolher crianças entre os 3 e os 10 anos de idade, em total ambiente florestal, num dos espaços verdes municipais mais emblemáticos: A Mata de Vilar. Pretendemos com o financiamento adquirir equipamentos, ferramentas, infraestruturas e formação dos docentes, auxiliares da ação educativa e encarregados de educação para permitir que as crianças se desloquem até à Mata de Vilar e à “Escola da Floresta de Lousada” para explorar, aprender e brincar em segurança, no inverno e no verão.”
Notícia em desenvolvimento.
PARABÉNS. Muitas crianças felizes teremos.