por | 10 Fev, 2022 | Cultura, LouzaRock

LousaRock: “Até já” é o novo tema de Gonçalo Santos

As mensagens fortes continuam a marcar presença nos temas musicais de Gonçalo Santos, que neste “Até já” canta sobre a despedida de emigrantes, soldados e outras pessoas que vão em busca de novos rumos. O tema mais recente do cantor lousadense está a circular nas redes sociais e plataformas digitais enquanto não há condições para concertos ao vivo.

Gonçalo Santos é um artista da música pop e rock, que participou com grande impacto em 2013 (com apenas 15 anos) no programa da SIC «Fator X», onde cativou os portugueses e impressionou os exigentes jurados daquele concurso: Sónia Tavares, Paulo Junqueiro e Paulo Ventura. Em 2018, voltou à televisão para participar no programa The Voice, da RTP.

Este jovem de 25 anos, que nasceu na Senhora Aparecida, é notícia por ter lançado recentemente “Até já”, um tema musical que tem uma mensagem muito forte sobre a despedida de quem parte para a tropa, para outro país ou para outro destino e deixa os seus entes queridos.

A voz desprendida e melodiosa continua a ser a imagem de marca de Gonçalo Santos, num tema onde o aspeto cinematográfico do videoclipe tem um papel muito forte. A realização e produção desta peça audiovisual esteve a cargo dos irmãos Sérgio e Nuno Magalhães, também de Lousada. Igualmente deste concelho são dois dos atores que protagonizam personagens no videoclipe: Luís Falcão e Bárbara Rafaela. 

No aspeto musical, é imperativo destacar o trabalho de guitarra de Tiago Silva, do Marco de Canaveses. A sonoridade imprimida por Prisma na pós-produção proporcionou um tema que é de audição cativante, num trabalho sofisticado e que em nada fica a dever em termos técnicos às produções nacionais.

Sobre os meios técnicos e recursos humanos utilizados, Gonçalo Santos disse ao Louzarock que “são a prova de que é possível realizar boas produções musicais sem ter que ir para grandes cidades como Lisboa ou Porto”.

O adiamento de vários concertos, por causa da pandemia, não foi motivo para o jovem músico residente e Figueiró (Amarante) parar a sua atividade artística. Nos últimos dois anos, lançou diversos trabalhos musicais a solo e em parceria.

Um dos principais eventos aconteceu pelo Natal de 2020 com o livestreaming (concerto em direto nas redes sociais) do concerto realizado no Centro Interpretativo da Rota do Românico, em Lousada e que se intitulou “Banda Gonçalo Santos & Convidados”. Participaram os músicos José Afonso (percussão), José Pedrosa (teclas), Ana Sofia Leão (violoncelo), António Cardoso (guitarra), Rui Reis (saxofone), Miguel dos Santos (trompete), Joana Póvoa e Beatriz Alves (violino), Inês Araújo (voz)

A ligação ao hip-hop e ao rap são duas áreas musicais muito presentes nas preferências de Gonçalo Santos que recentemente gravou «Voice Mail» com o intérprete None. Dentro deste estilo musical é de realçar a colaboração com o intérprete Fuse, dos Dealema, uma das mais consagradas bandas nacionais do género. Desta parceria ocorrida em 2017 resultou o tema «Gelo», do álbum de Gonçalo Santos intitulado «Caixa de Pandora» 

Antes disso já tinha gravado, também no ano passado, “100 Asas”, onde contou com a colaboração de João Palma (piano e voz adicional) e António Cardoso (cordas e percussão).

Espera-se que a pandemia termine ou possibilite concertos ao vivo, que é algo muito forte neste artista lousadense, o qual, além de inúmeras atuações a solo com a sua banda, tem no seu currículo a abertura de concertos de Anselmo Ralph, Fuse, Dama e João Pedro Pais.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Editorial 125 | O Gestor de Redes Sociais

Numa terra longínqua onde os emojis governam e os likes são moedas de troca, vive o temido Gestor...

LOUSADA RECEBE MAIOR FESTIVAL DE DRIFT DO PAÍS

O Eurocircuito da Costilha em Lousada será palco no final do mês da 11ª edição do Encontro...

Xadrez do Lousada Voleibol Clube com excelentes resultados no fim de semana

Esteban Dario Caro, xadrezista da secção de xadrez do Lousada Voleibol Clube venceu o VII Torneio...

Oficinoscópio assinala 10 anos de cinema de animação

No dia 10 de julho foi apresentado o livro Oficinoscópio, relativo aos 10 anos de Oficinas de...

AUTOR VISITA ALDAF E PROMOVE MOMENTO DE CULTURA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM LOUSADA

No passado dia 13 de junho a Associação Lousadense dos Deficientes, dos seus Amigos e Familiares...

Desvendando os Traços Antissociais

Os traços antissociais são confundidos por vários sintomas na linguagem coloquial, assim irei...

”Faz falta uma feira do livro”

GONÇALO SANTOS, ESCRITOR Chama-se Gonçalo Teles dos Santos, tem 44 anos, é natural de Sousela e...

A Casa Nobre No Concelho de Lousada

Tipologias - XVI | Elementos Decorativos II Os elementos decorativos, concebidos quase sempre em...

O discreto gigante da democracia lousadense

E DEPOIS D'ABRIL? [3] Lousada teve muitas pessoas de proa que embora sendo contra o regime...

Fim de Semana Cultural “Alma Magnetense” está de regresso

A Junta de Freguesia de Meinedo anuncia o regresso do Fim de Semana Cultural "Alma Magnetense",...

Siga-nos nas redes sociais