As mensagens fortes continuam a marcar presença nos temas musicais de Gonçalo Santos, que neste “Até já” canta sobre a despedida de emigrantes, soldados e outras pessoas que vão em busca de novos rumos. O tema mais recente do cantor lousadense está a circular nas redes sociais e plataformas digitais enquanto não há condições para concertos ao vivo.
Gonçalo Santos é um artista da música pop e rock, que participou com grande impacto em 2013 (com apenas 15 anos) no programa da SIC «Fator X», onde cativou os portugueses e impressionou os exigentes jurados daquele concurso: Sónia Tavares, Paulo Junqueiro e Paulo Ventura. Em 2018, voltou à televisão para participar no programa The Voice, da RTP.
Este jovem de 25 anos, que nasceu na Senhora Aparecida, é notícia por ter lançado recentemente “Até já”, um tema musical que tem uma mensagem muito forte sobre a despedida de quem parte para a tropa, para outro país ou para outro destino e deixa os seus entes queridos.
A voz desprendida e melodiosa continua a ser a imagem de marca de Gonçalo Santos, num tema onde o aspeto cinematográfico do videoclipe tem um papel muito forte. A realização e produção desta peça audiovisual esteve a cargo dos irmãos Sérgio e Nuno Magalhães, também de Lousada. Igualmente deste concelho são dois dos atores que protagonizam personagens no videoclipe: Luís Falcão e Bárbara Rafaela.
No aspeto musical, é imperativo destacar o trabalho de guitarra de Tiago Silva, do Marco de Canaveses. A sonoridade imprimida por Prisma na pós-produção proporcionou um tema que é de audição cativante, num trabalho sofisticado e que em nada fica a dever em termos técnicos às produções nacionais.
Sobre os meios técnicos e recursos humanos utilizados, Gonçalo Santos disse ao Louzarock que “são a prova de que é possível realizar boas produções musicais sem ter que ir para grandes cidades como Lisboa ou Porto”.
O adiamento de vários concertos, por causa da pandemia, não foi motivo para o jovem músico residente e Figueiró (Amarante) parar a sua atividade artística. Nos últimos dois anos, lançou diversos trabalhos musicais a solo e em parceria.
Um dos principais eventos aconteceu pelo Natal de 2020 com o livestreaming (concerto em direto nas redes sociais) do concerto realizado no Centro Interpretativo da Rota do Românico, em Lousada e que se intitulou “Banda Gonçalo Santos & Convidados”. Participaram os músicos José Afonso (percussão), José Pedrosa (teclas), Ana Sofia Leão (violoncelo), António Cardoso (guitarra), Rui Reis (saxofone), Miguel dos Santos (trompete), Joana Póvoa e Beatriz Alves (violino), Inês Araújo (voz)
A ligação ao hip-hop e ao rap são duas áreas musicais muito presentes nas preferências de Gonçalo Santos que recentemente gravou «Voice Mail» com o intérprete None. Dentro deste estilo musical é de realçar a colaboração com o intérprete Fuse, dos Dealema, uma das mais consagradas bandas nacionais do género. Desta parceria ocorrida em 2017 resultou o tema «Gelo», do álbum de Gonçalo Santos intitulado «Caixa de Pandora»
Antes disso já tinha gravado, também no ano passado, “100 Asas”, onde contou com a colaboração de João Palma (piano e voz adicional) e António Cardoso (cordas e percussão).
Espera-se que a pandemia termine ou possibilite concertos ao vivo, que é algo muito forte neste artista lousadense, o qual, além de inúmeras atuações a solo com a sua banda, tem no seu currículo a abertura de concertos de Anselmo Ralph, Fuse, Dama e João Pedro Pais.
Comentários