Esta edição sai para os escaparates no Dia Nacional do Estudante, que se comemora anualmente no dia 24 de março. Além de um dia de comemoração, este é um dia de luta e de homenagem, de forma a relembrar as dificuldades e obstáculos que os estudantes enfrentaram nas décadas de 60, aquando da crise académica vivida em Portugal. A data pretende ainda apelar à participação e mobilização dos estudantes em prol de um novo modelo de educação: uma educação de e para todos. O direito à educação é um direito elementar da nossa sociedade consagrado constitucionalmente e que requer o envolvimento de todos.
Esta edição contempla uma feliz coincidência, pois iniciaremos um projeto que visa envolver os nossos estudantes dos quatro Agrupamentos Escolares do concelho. Será mais uma forma de contribuirmos para a participação e mobilização dos estudantes em torno da escrita e da leitura. O Projeto + literacia e educação para a comunicação social aos alunos do ensino básico e secundário de Lousada é um projeto que resulta da parceria dos quatro Agrupamentos Escolares do concelho e o jornal O Louzadense. Este projeto visa sensibilizar os alunos de Lousada para a importância dos assuntos comunitários e sociais, assim como para a literacia e educação para a comunicação social, designadamente para a construção de conteúdos noticiosos e leitura crítica de notícias de índole geral. Nesta edição já se materializa esta intenção com a criação de um destacável no jornal, com 8 páginas (2 páginas dedicadas a cada agrupamento de escolas), para conteúdos criados pelos alunos e professores do ensino básico e secundário de Lousada. Esta edição terá assim 24 páginas das quais 8 resultam desta parceria profícua. A possibilidade de criarem conteúdos noticiosos e dos mesmos serem publicados em permanência no formato digital e a cada mês na edição impressa do jornal, através do destacável dedicado, fará com que se incremente a participação crítica da população estudantil de Lousada para hábitos de consumo noticiosos e/ou literários.
Uma palavra final de agradecimento aos quatro diretores dos agrupamentos das escolas de Lousada, que desde do primeiro contacto se mostraram empenhados no projeto.
Elisa Pinto é a nossa “Grande Louzadense”! Radicada em Lousada há cerca de vinte e cinco anos, cedo se mostrou interessada nas atividades sociais da sua terra de adoção. Atualmente é a única presidente da junta de freguesia e uma das poucas que já exerceu este cargo no concelho. Mulher ativa e empática, não vira a cara à luta e acredita nas causas por convicção.
José Luís Pires foi um grande lousadense, que ficará sempre ligado às Festas em Honra do Senhor dos Aflitos. Homem muito bem-disposto, brincalhão e irónico são facetas que muitos recordamos com saudade. Revelou sempre uma grande disponibilidade para as causas sociais, tendo passado pela Banda Musical de Lousada e pelo Club Automóvel de Lousada.
Na rubrica “Cidadania” relevamos Carlos Jorge Tavares. Homem pequeno em estatura, mas grande na participação desportiva do concelho. Desde muito novo começou a praticar hóquei em campo e nunca mais se desligou da modalidade. Treinador, dirigente e colaborador acérrimo desta modalidade, muito ajudou a que a mesma tivesse o relevo que conquistou em Lousada e no país. Homem discreto, mas de grande predominância nas últimas décadas do hóquei em campo lousadense.
Nesta edição destacamos os artesãos e a sua sabedoria que correrá alguns riscos de se perder. Iremos abordar algumas das profissões, que no passado tinham enorme relevância para a comunidade, mas que fruto da revolução industrial e das suas constantes ”modernizações” coloca em vias de extinção estas ocupações.
No associativismo releva-se o trabalho que Lousada Runners tem tido na promoção da prática de atletismo em Lousada. Constituído no ano de 2007 tem na sua génese a prática de atletismo, corridas de longa distância.
Continuem a seguir-nos!
Boa leitura!
Comentários