Artur Faria, Presidente do Conselho de Administração da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Terras do Sousa, Ave, Basto e Tâmega demitiu-se do cargo que ocupa há mais de 20 anos.
O “Doutor Artur Faria renunciou ao seu cargo, com efeitos a partir de 30/09/2023, por passagem à situação de reforma”, confirmou a CCAM Terras do Sousa, Ave, Basto e Tâmega ao nosso jornal.
Artur Faria havia sido reeleito Presidente do Conselho de Administração, para o triénio 2022/2024.
O Louzadense tentou perceber junto da CCAM Terras do Sousa, Ave, Basto e Tâmega se esta renúncia estaria relacionada com algum imponderável pessoal ou profissional que não tivesse previsto aquando do último ato eleitoral ou, ainda, se estaria relacionada com a providência cautelar que pede a anulação do último processo eleitoral da Caixa Agrícola de Terras do Sousa, Ave, Basto e Tâmega.
Recorde-se que continua a vigorar uma providência cautelar, que iniciou em setembro 2021, na qual se pede a anulação do último processo eleitoral daquela Caixa Agrícola.
O Louzadense tentou ainda perceber se os restantes membros dos órgãos sociais acompanham esta renúncia ou se mantêm-se em funções até novas eleições e se já existe um calendário definido para um novo ato eleitoral. Estas questões ficaram sem resposta.
À pergunta sobre se, de algum modo, esta demissão pode perigar o cumprimento da estratégia definida para o mandato vigente e se podem os clientes e parceiros da CCAM Terras do Sousa, Ave, Basto e Tâmega ficarem tranquilos com a vacatura do cargo de Presidente do Conselho de Administração, fomos informados de que “A Caixa continuará a atuar de acordo com a estratégia que vem seguindo, fazendo os ajustes e tomando as posições necessárias, para dar continuidade à excelente performance e solidez que vem demonstrando, consecutivamente, há vários anos.” Acrescentado ainda que “a CCAM de Terras do Sousa, Ave, Basto e Tâmega é uma das mais robustas do SICAM (Sistema Integrado do Crédito Agrícola Mútuo) e tem ao seu serviço pessoas de reputada competência e à altura para continuar a desenvolver uma gestão sã e prudente e continuar a promover uma cultura de grande proximidade com os seus associados e clientes, apoiando as comunidades locais.”
A Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Terras do Sousa, Ave, Basto e Tâmega atua em sete concelhos: Lousada, Felgueiras, Guimarães, Fafe, Amarante, Vizela e Celorico de Basto.
Comentários