por | 13 Ago, 2024 | José carlos Silva, Opinião

Homenagem a uma singular senhora

No término da década de oitenta (1989), o Ministério da Educação lançou o projeto: «Uma Escola – Uma Empresa». Este obedecia a uma ideia: fomentar o mecenato cultural. Os empresários de Lousada, no seu todo, apoiaram o projeto de forma entusiástica. O coordenador deste projeto, de âmbito nacional, foi atribuído ao doutor Braga da Costa – figura determinante para o êxito desta inovação educativa. O êxito foi absoluto: todas as escolas do concelho foram brindadas com um ou mais mecenas.

A Escola de Figueiras beneficiou de uma extraordinária, espetacular; humana e única mecenas – Dona Maria José (Frutas Costa). A mecenas nasceu em Figueiras, a 23 de julho de 1949; casou a 16 de março de 1976 com o senhor Manuel Costa e faleceu a 16 de maio de 2020, para grande consternação de todos os Figueirenses, em especial das crianças. Foram longos 31 anos de doação e generosidade. A Eterna Madrinha fez jus ao compromisso a que se tinha proposto: tornar as crianças de Figueiras em sorrisos. Foi sempre uma madrinha presente e generosa; inigualável e única e de uma humanidade fora comum.

O seu sorriso mavioso, o amor que sempre demonstrou a Figueiras, era visível na felicidade com que abraçava as crianças. Contudo, tornou-se especial pelo facto de ser a única que nunca deixou a condição de madrinha, enquanto as outras escolas do concelho viram-se sem o precioso mecenas, Dona Maria José continuou a fazer sorrir os alunos de Figueiras. Mais: nunca esqueceu os docentes e as assistentes operacionais. Uma Grande Senhora.

Mas o mecenato não cessou, as crianças de Figueiras continuam a receber o sorriso da Eterna Madrinha, pois o seu filho, o senhor Filipe Costa abraçou o compromisso de sua mãe, dando continuidade a tão belo e precioso legado, para alegria de todos. Urge a demais homenagem de Figueiras (Junta de Freguesia) e da Câmara (Executivo e Assembleia Municipal).

Presumo que posso dizer – em nome de todos os Figueirenses: Obrigada Eterna Madrinha.

Dona Maria José, mecenas da Escola de Figueiras

José Carlos Silva

Professor / Historiador

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

*

A atribuição de apoios, subsídios e benefícios é uma das áreas mais sensíveis da vida autárquica....

Apenas três dias sobram para o início da campanha eleitoral - 30 de setembro a 10 de outubro:...

O racismo e a xenofobia são formas de discriminação profundamente enraizadas na história e na...

“Lousada Jovem” apresenta mandatários e Manifesto Eleitoral Jovem

No passado dia 27 de setembro, no Hotel Quinta Royal, realizou-se o evento “Lousada Jovem”,...

Festa Rosa «juntou mais de 3000 mulheres»

No passado domingo, 28 de setembro, o Parque do Areinho, em Meinedo, encheu-se de música, alegria...

Juventude: futuro adiado por falta de habitação

por Alberto Ribeiro TorresCandidato da CDU à Câmara Municipal de Lousada Lousada é um dos...

Agostinha Monteiro arrasta multidão em Lustosa

A Escola Secundária de Lustosa foi ontem palco de um grande comício da candidatura de Agostinha...

Centro Industrial e Tecnológico: uma aposta para mais empregos qualificados

Gabinete Lousada Invest+ terá recursos humanos da autarquia e dirigentes de empresas nacionais A...

Perto de 2 mil pessoas na Festa Comício da coligação Lousada no Coração

Apresentados os candidatos à Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Assembleias de Freguesia...

Nuno Ferreira quer continuar a fazer crescer Meinedo

No dia 21 de setembro, o Partido Socialista apresentou, no Centro Escolar de Meinedo, as...

Siga-nos nas redes sociais