por | 26 Ago, 2025 | Uncategorized

Silêncio que Seca: Idosos, Calor e o Cuidado que Falta

OPINIÃO

O verão chega com promessas de sol e descanso. Mas, entre as ondas de calor e os termómetros que ultrapassam os 35 graus, há uma ameaça silenciosa que continua a fazer vítimas: a desidratação em idosos.

Para muitos, beber água é simples. Para os mais velhos, nem tanto. Com o envelhecimento, a sensação de sede diminui. Soma-se a isso a toma de diuréticos, dificuldades de mobilidade ou dependência de cuidadores — e o risco aumenta. Quando o corpo já grita por água, muitas vezes é tarde demais.

É neste cenário que o papel dos enfermeiros, técnicos auxiliares de saúde e cuidadores informais/formais se torna essencial. Em hospitais, lares, centros de saúde e até ao domicílio, são eles que avaliam, identificam e intervêm. Identificam sinais precoces de desidratação, reforçam hábitos, adaptam estratégias: água espessadas com sabor, gelatinas, pequenos goles ao longo do dia. Parece pouco, mas salva vidas.

A cada verão, repete-se a mesma urgência. E a mesma negligência. Falta sensibilização nas famílias, nas instituições, e, por vezes, até nas próprias políticas públicas. Não basta avisar quando o calor aperta, é preciso preparar, acompanhar e, sobretudo, cuidar com antecedência.

Num país com uma população cada vez mais envelhecida, prevenir a desidratação é tão vital quanto prescrever um medicamento. A água pode não ter sabor, mas, nestes casos, é o verdadeiro remédio.

Afinal, parece que envelhecer com dignidade também passa por algo tão simples e tão vital quanto oferecer um copo de água fresca.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Para mim, falar da castanha é falar de memórias do meu passado longínquo, mas também do meu...

O compasso do tempo dança-se em Lousada: quando uma música vale por mil gestos

A iniciativa reuniu cerca de 80 participantes com 55 ou mais anos, numa jornada dedicada à...

ZERO dá parecer favorável ao aterro de resíduos não perigosos de Lousada

A ZERO emitiu um parecer favorável sobre o projeto da nova célula do aterro de resíduos não...

INICIATIVA LIBERAL LOUSADA: ATERROS DE LUSTOSA: APOIAMOS A OPOSIÇÃO AO PROLONGAMENTO. EXIGIMOS FISCALIZAÇÃO E TRANSPARÊNCIA.

Lustosa convive há décadas com a deposição de resíduos. Existem ali duas instalações distintas: o...

Igrejas de Abragão e Meinedo alvos de obras de conservação e restauro

A Igreja de São Pedro de Abragão, em Penafiel, e a Igreja de Santa Maria de Meinedo, em Lousada,...

Meinedo – do passado que nos honra ao futuro que podemos construir

Há terras que vivem de memória. E há terras que sabem transformar a memória em futuro. Meinedo...

𝐂𝐨𝐧𝐯𝐨𝐜𝐚𝐭ó𝐫𝐢𝐚 𝐀𝐬𝐬𝐞𝐦𝐛𝐥𝐞𝐢𝐚 𝐆𝐞𝐫𝐚𝐥 𝐀𝐬𝐬𝐞𝐦𝐛𝐥𝐞𝐢𝐚 𝐑𝐞𝐜𝐫𝐞𝐚𝐭𝐢𝐯𝐚 𝐞 𝐃𝐞𝐬𝐩𝐨𝐫𝐭𝐢𝐯𝐚 𝐋𝐨𝐮𝐬𝐚𝐝𝐞𝐧𝐬𝐞 Nos termos dos...

Há frases que nos atravessam sem pedir licença. Não sabemos bem porquê, mas ficam connosco,...

Dia Mundial dos Cuidados Paliativos - 10 de outubro Aos olhos de uma criança, viver pode ser tão...

Quando começa o outono, imaginamos desde logo as folhas das árvores a mudar de cor. Os caminhos...

Siga-nos nas redes sociais