Numa organização a cargo da Associação Desportiva de Lousada e com a colaboração do Município de Lousada, realizou-se, neste fim de semana, mais uma edição do já famoso torneio de futebol juvenil Lousada International Cup. As bancadas estiveram cheias, os parques de estacionamento lotados. Dirigentes de clubes, espectadores e familiares dos jovens jogadores aproveitaram o bom tempo e deslocaram-se a Lousada para uma verdadeira festa do futebol jovem.
Não foi apenas uma festa. Falar de futebol juvenil a este nível já não se trata apenas de convívio ou troca de experiências. O nível da fasquia da exigência está alto. Por isso, foi um fim de semana de muito empenho de dezenas de equipas e centenas de futebolistas de tenra idade.

No Complexo Desportivo de Lousada viu-se uma excelente amostra do que de melhor se faz na formação, nos escalões mais baixos do futebol nacional. E em Lousada há sinais de muita dedicação e empenho, não apenas ao nível da boa vontade, mas também da sabedoria, da estruturação e do planeamento.
Certamente, não será preciso esperar muito mais de meia dúzia de anos para ver que, entre os meninos que se mostraram neste evento, estão craques de nível nacional. Ou até internacional. Esse é o sonho de muitos deles. E dos seus pais. E dos dirigentes. E dos olheiros ou candidatos a agentes ou empresários de futebol.
Com apenas 12 anos de idade, alguns jogadores apresentam uma desenvoltura física e técnica assinalável. O futebol de formação está cada vez mais evoluído e as várias partes do processo formativo empenham-se de tal modo que os jovens adquirem, cada vez mais cedo, conhecimentos técnicos e preparação física.

Entre as muitas equipas, o Futebol Clube do Porto apresentou conjuntos de grande qualidade. O clube do Dragão superou toda a concorrência, que era forte, diga-se de passagem, sagrando-se campeão do torneio nos escalões de sub-10 e sub-11. Estas duas equipas presentearam o público com futebol de qualidade superior para aquelas idades e, em ambos os conjuntos portistas, sobressaíram diversos jogadores, com os capitães da equipa no topo dos destaques.














Comentários