por | 3 Jan, 2026 | Saúde

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Tâmega e Sousa acolheu ontem (sexta-feira, 2 de janeiro de 2026), um vasto contingente de novos médicos, que vão reforçar o serviço de sa​úde pública na região. Trata-se de 110 Médicos Internos, ou seja, ​jovens recém formados em ​​Medicina.​ Sete destes jovens médicos são de Lousada: Ana Isabel Moura, Ana Rita Teixeira, Ana Rita Magalhães, João Carvalheiras Marques, Filipa Reis Moreira, Daniela Moreira e Joana Sousa.

A sessão de recepção, que está d​ocumentada pelas fotografias que acompanham este texto, teve lugar no Auditório do Hospital Padre Américo e contou com a presença do Conselho de Administração, das Direções do Internato Médico e dos diretores dos Departamentos e Serviços da instituição.

Do total de médicos internos admitidos, 67 iniciam a Formação Geral e 43 ingressam na Formação Especializada, abrangendo áreas como Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Doenças Infeciosas, Gastrenterologia, Ginecologia/Obstetrícia, Medicina Geral e Familiar, Medicina Intensiva, Medicina do Trabalho, Medicina de Urgência e Emergência, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Pneumologia, Psiquiatria, Psiquiatria da Infância e da Adolescência e Saúde Pública, entre outras.

O Internato Médico corresponde a um processo de formação teórica e prática realizado após a conclusão da licenciatura ou do mestrado integrado em Medicina, tendo como principal objetivo habilitar os jovens médicos ao exercício profissional, quer numa vertente generalista, quer numa área de especialização.

Este percurso formativo divide-se em duas fases: a Formação Geral, correspondente ao primeiro ano, e a Formação Especializada, com duração entre quatro e seis anos, consoante a especialidade.

Na ocasião, a direção hospitalar referiu que entre as especialidades agora acolhidas, destaca-se a Medicina de Urgência e Emergência, recentemente criada a nível nacional. Das 31 vagas abertas em todo o país, uma foi atribuída à ULS Tâmega e Sousa, que passa assim a integrar esta nova especialidade médica, com uma duração de cinco anos e formação em contexto hospitalar, pré-hospitalar e de resposta a situações de catástrofe.

Também foi comunicado o reforço na área das Doenças Infecciosas. A ULS Tâmega e Sousa recebeu, também pela primeira vez, um Medico Interno da especialidade de Doenças Infecciosas.

Com este acolhimento, a ULS Tâmega e Sousa “reafirma o seu compromisso com a qualidade da formação médica, contribuindo para a valorização dos profissionais de saúde e para o futuro do Serviço Nacional de Saúde”, referiu a direção em comunicado.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Idosos maltratados em 9 lares ilegais em Lousada

A Guarda Nacional Republicana (GNR) encerrou esta segunda-feira, 16 de junho, nove residências a...

Tanto ou mais fascinante do que atravessar uma ponte pode ser descobrir aquilo que se passa e...

Business Network Summit 26 reúne empresários e instituições em Penafiel para “Acelerar o Futuro”

No próximo dia 19 de junho de 2026, o Museu Municipal de Penafiel será palco do BNS – Business...

Caíde de Rei lança programa de voluntariado para combater isolamento dos idosos

A Junta de Freguesia de Caíde de Rei aprovou o programa de voluntariado “Caíde Abraça – Visitas a...

"Uma infraestrutura decisiva para o desenvolvimento da região” Ao longo dos anos sucederam-se...

A criatividade dos jovens esteve no centro do concurso nacional de curtas-metragens “Cria a tua...

Há uma geração que fez tudo o que lhe pediram. Estudou, qualificou-se, adaptou-se e acreditou que...

Lousada conquistou o 16.º campeonato de hóquei

Numa excelente demonstração de propaganda para o Hóquei em Campo, disputou-se neste domingo a...

Luís Pedro Ferreira reage à penalização em Mação

A corrida de Mação, no concelho de Santarém, continua a dar que falar no Campeonato Nacional de...

Há direitos que definem uma democracia. O direito de voto é um deles. A liberdade de expressão é...

Siga-nos nas redes sociais