por | 30 Dez, 2025 | Desporto

Numa organização a cargo da Associação Desportiva de Lousada e com a colaboração do Município de Lousada, realizou-se, neste fim de semana, mais uma edição do já famoso torneio de futebol juvenil Lousada International Cup. As bancadas estiveram cheias, os parques de estacionamento lotados. Dirigentes de clubes, espectadores e familiares dos jovens jogadores aproveitaram o bom tempo e deslocaram-se a Lousada para uma verdadeira festa do futebol jovem.

Não foi apenas uma festa. Falar de futebol juvenil a este nível já não se trata apenas de convívio ou troca de experiências. O nível da fasquia da exigência está alto. Por isso, foi um fim de semana de muito empenho de dezenas de equipas e centenas de futebolistas de tenra idade.

No Complexo Desportivo de Lousada viu-se uma excelente amostra do que de melhor se faz na formação, nos escalões mais baixos do futebol nacional. E em Lousada há sinais de muita dedicação e empenho, não apenas ao nível da boa vontade, mas também da sabedoria, da estruturação e do planeamento.

Certamente, não será preciso esperar muito mais de meia dúzia de anos para ver que, entre os meninos que se mostraram neste evento, estão craques de nível nacional. Ou até internacional. Esse é o sonho de muitos deles. E dos seus pais. E dos dirigentes. E dos olheiros ou candidatos a agentes ou empresários de futebol.

Com apenas 12 anos de idade, alguns jogadores apresentam uma desenvoltura física e técnica assinalável. O futebol de formação está cada vez mais evoluído e as várias partes do processo formativo empenham-se de tal modo que os jovens adquirem, cada vez mais cedo, conhecimentos técnicos e preparação física.

Entre as muitas equipas, o Futebol Clube do Porto apresentou conjuntos de grande qualidade. O clube do Dragão superou toda a concorrência, que era forte, diga-se de passagem, sagrando-se campeão do torneio nos escalões de sub-10 e sub-11. Estas duas equipas presentearam o público com futebol de qualidade superior para aquelas idades e, em ambos os conjuntos portistas, sobressaíram diversos jogadores, com os capitães da equipa no topo dos destaques.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Equipa de Shinkyokushin conquistou seis pódios

O WIBK Dojo Verdadeiro Espírito, do lousadense Paulo Rente Silva marcou presença no Torneio...

Atleta de Lousada convocada para Jogos do Eixo Atlântico

A jovem Daniela Pereira, natural da freguesia de Pias, em Lousada, foi convocada para integrar a...

"Talvez seja por isso que gosto tanto das nascentes. Porque, ao contrário dos rios, que toda a...

Campeões Nacionais de Natação Adaptada

Os atletas lousadenses do clube Lousada Século XXI estiveram em grande evidência no Campeonato...

A bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados, Paula Franco, foi uma das convidadas do...

Forte internacionalização do Inferno das Febras

O Inferno das Febras regressa ao Parque de Lazer e Merendas de Casais, em Lousada, nos dias 28 e...

O treinador penafidelense João Paulo Guedes Silvestre, de 36 anos, é referido por várias fontes...

Protocolo para projeto de turismo cultural assinado entre a CCDR-N e Vidas em Cena

A Associação Vidas em Cena, de Lousada, está entre as dez entidades culturais da Região Norte...

A celebração dos 100 anos dos Bombeiros Voluntários de Lousada constitui um momento de...

Na passada semana, Portugal assistiu a algo que deveria ser praticamente impensável numa sociedade...

Siga-nos nas redes sociais