Fundado nos anos 80 do século passado por Antero Pereira, natural de Lodares, em Lousada, a PACA começou como uma pequena empresa de construção civil que, ao longo das décadas, se transformou numa referência internacional.
Hoje, com sedes em Lousada, Bélgica e Luxemburgo, e projetos realizados em países como França, Espanha, Países Baixos e Portugal, a PACA é reconhecida por sua especialização em obras de grande complexidade e elevados padrões de execução.
A evolução para o estrangeiro ocorreu em 2010, quando César Pereira, filho do fundador e atual CEO do grupo, liderou a expansão estratégica para o Benelux, criando a PACA Construct Bélgica e a PACA Lux Constructions Luxemburgo. Esta decisão posicionou o grupo entre os principais “players” do setor, alavancando projetos emblemáticos e inovadores.
César Pereira, que chefia uma equipa central de aproximadamente 120 profissionais especializados, destaca que o grupo trabalha com mão de obra contratada temporariamente, conforme as necessidades das obras. “É importante destacar que trabalhamos com os melhores profissionais, porque a qualidade, para nós, é inegociável,” sublinha o CEO.
Um exemplo desse modelo de trabalho foi observado em 2014, quando cerca de 1.400 colaboradores contratados desempenhavam funções na carteira de projetos da PACA.
O compromisso com a excelência e os desafios complexos está sintetizado na atual filosofia da empresa: concentrar-se em menos projetos, mas de maior impacto. “Atualmente, não é a quantidade que nos interessa, mas sim o valor que conseguimos entregar. Somos mais caros, sim, mas também somos melhores no que fazemos,” afirma César.
Este posicionamento da empresa tem resultado na concretização de projetos distinguidos com prémios no setor da construção civil, uma carteira de clientes fidelizada e um volume de negócios estável, ao longo da última década.
A filosofia é traduzida em empreendimentos como o complexo habitacional e comercial BULA, em Bruges, Bélgica, com que o PACA Group está prestes a arrancar. Com 16.000 m² de área, este será o maior empreendimento da cidade, e um dos maiores de sempre do país, que simboliza o compromisso do grupo com a sustentabilidade e a inovação.
A obra prevê, entre outros, a instalação de um sistema de aproveitamento de energia geotérmica, uma rede interna de distribuição de calor e instalações fotovoltaicas. “Este será um projeto totalmente focado na autossustentabilidade, sobretudo. Não é a primeira obra do género que fazemos, mas poderá ser a mais importante e inovadora” comenta o CEO.
Durante as obras, o mercado semanal da cidade continuará a funcionar normalmente, um desafio para a empresa. “Graças ao nosso planeamento flexível e à colaboração eficiente da equipa, iremos conseguir respeitar as dinâmicas locais,” acrescenta.

Apesar da sua expansão internacional, o Grupo PACA mantém as suas raízes em Lousada, onde, embora represente uma fatia menor da atividade do grupo, continua a contribuir para o desenvolvimento local.
“Atualmente, Lousada ocupa cerca de 5 por cento da nossa atividade, mas é aqui que estão as nossas origens e continuaremos a investir na região, apesar dos desafios, nomeadamente em contratar mão de obra especializada, que escasseia, em Portugal” diz César, mencionando projetos habitacionais em locais como Boim, Silvares e São Miguel, que reforçam o impacto positivo do grupo no Vale do Sousa.
Contudo, o CEO reconhece as limitações do mercado local. “A Câmara Municipal tem outras prioridades e empresas já estabelecidas há anos têm vantagem aqui. No Porto, por exemplo, somos somente mais um entre muitos construtores, somos tratados de forma idêntica a todos os outros,” argumenta.
Para contornar as limitações do mercado interno, César indica que pretende fazer uma maior aposta na região Norte, com planos para expandir a atuação para a região do Vale do Douro, explorando oportunidades em habitação, turismo rural e hotelaria.
Segundo o CEO, o Douro é um mercado promissor e a empresa pretende replicar ali o que tem feito internacionalmente, oferecendo trabalho de qualidade, acima de tudo.
Com uma trajetória marcada pela inovação, impacto económico e projetos de alta qualidade, o Grupo PACA continua a redefinir os padrões da construção civil. Seja em obras internacionais de grande escala ou em moradias de luxo no Vale do Sousa, a empresa afirma o seu compromisso em construir um legado que alia tradição e futuro.
















Comentários