por | 21 Mai, 2025 | Finanças, Opinião

EXPORTAÇÕES EM RISCO? A INSTABILIDADE CRIADA COM AS TARIFAS

A eventual imposição de novas tarifas por Donald Trump sobre produtos farmacêuticos e semicondutores volta a lançar incerteza sobre o comércio internacional — e Portugal não é excepção. O presidente norte-americano, conhecido por uma postura proteccionista, afirmou que tarifas elevadas são uma forma de atrair investimento para território norte-americano. Apesar de ainda não ter sido tomada uma decisão definitiva, a simples possibilidade já agita mercados e deixa os exportadores em alerta.

Portugal poderá ser directamente afectado. Os Estados Unidos são o quarto maior destino das exportações nacionais, com destaque para os produtos químicos e farmacêuticos — precisamente os que Trump pretende impor com as possíveis tarifas. Só nos dois primeiros meses deste ano, as exportações portuguesas nesta área quase triplicaram, demonstrando o peso crescente deste sector na balança comercial.

Caso as tarifas avancem, empresas portuguesas poderão ver a sua competitividade reduzida face a concorrentes locais ou de outros mercados com valores de tarifas distintos. O encarecimento dos produtos à entrada nos EUA poderá traduzir-se numa quebra nas vendas, ou até levar algumas empresas a repensar a sua presença no mercado norte-americano. Em contrapartida, algumas poderão considerar a instalação de unidades produtivas nos próprios EUA, uma estratégia mais custosa e de longo prazo.

A relevância da implementação das tarifas, ou mesmo da sua mera ameaça, provoca instabilidade: afectam decisões de investimento, confiança nos mercados, e têm impacto directo em sectores estratégicos. A instabilidade gerada por medidas unilaterais como esta prejudica o planeamento empresarial e o investimento a longo prazo.

Por outro lado, se Trump recuar na implementação das tarifas, o cenário muda de figura. Portugal poderá continuar a reforçar as suas exportações para os EUA, beneficiando de um ambiente de comércio mais aberto e previsível. Tal desfecho garantiria estabilidade às empresas portuguesas, permitindo-lhes consolidar a sua presença num dos mercados mais estratégicos do mundo.

Num tempo em que os ventos proteccionistas voltam a soprar com força, as decisões de Washington terão, uma vez mais, efeitos muito para além das suas fronteiras — e Portugal, fortemente dependente das exportações, terá de estar preparado para ambos os cenários.

Ricardo Luís

Contabilista e Consultor de empresas 

* Escreve mediante o antigo acordo ortográfico

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Jovem promessa do futebol feminino dá nas vistas em Romariz

Aos 11 anos, Joana Ferreira começa já a afirmar-se como uma das jovens promessas do futebol...

ACML está a celebrar o 51.º aniversário

A Associação de Cultura Musical de Lousada celebrou ontem, 12 de abril, o seu 51.º aniversário com...

Juventudes Socialistas de Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira e Paredes exigem a concretização da Linha do Vale do Sousa

As Juventudes Socialistas de Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira e Paredes juntam-se para...

PSD Lousada afirma a importância da Linha do Vale do Sousa e alerta para falta de envolvimento do Município

Na reunião da Câmara Municipal de Lousada realizada no passado dia 9 de abril, o vereador do PSD,...

CÂMARA DESRESPEITA A OPOSIÇÃO, E COM ELA OS LOUSADENSES QUE A ELEGERAM

A Iniciativa Liberal chama a atenção dos lousadenses para uma situação que, não sendo nova, merece...

MaisVila em grande no Multidesporto em Lousada

O Duatlo Cross Lousada e o Aquatlo Jovem Master Fun transformaram a vila num inédito palco...

O Caminho de Santiago em conferência

O Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, recebeu na noite de ​sexta-feira a conferência...

Leonor Leal é bicampeã em ginástica artística

A ginasta lousadense, Maria Leonor Leal, da Academia de Ginástica de Lousada (AGL), conquistou, no...

O LICRANÇO – não é uma cobra, nem representa perigo… então, porque o tememos tanto?

Quantas vezes, ao virar uma pedra ou ao mexer num tronco velho, alguém gritou: “Cuidado, é uma...

A Santa Casa da Misericórdia de Lousada iniciou em 2026 um plano conjunto entre as suas várias...

Siga-nos nas redes sociais