por | 22 Set, 2025 | Opinião, Pela sua Saúde, Saúde

Apesar de ser um dos analgésicos mais eficazes e constar na lista de medicamentos essenciais da Organização Mundial da Saúde, a morfina continua a carregar estigmas que limitam o seu uso adequado. O resultado é muitas vezes o mesmo: sintomas mal controlados e sofrimento evitável.

Grande parte deste estigma assenta em preconceitos enraizados. Esta medicação da classe dos opióides é frequentemente associada ao fim-de-vida, levando muitos doentes e famílias a interpretarem a sua prescrição e administração como um “último recurso”. Outros receios prendem-se com efeitos secundários, como sonolência ou obstipação, e, principalmente, com o medo de dependência. Acresce ainda a influência das narrativas vindas de outros países, marcados por crises relacionadas com o abuso de opióides, que reforçam a ideia de perigo em torno deste fármaco.

Na prática clínica, estes receios não se limitam aos cuidados paliativos. A morfina é útil em múltiplos contextos: dor pós-operatória, crises de dispneia (falta de ar), dor oncológica e até em situações de dor crónica incapacitante. Quando usada de forma adequada e sob vigilância, não acelera a morte nem gera dependência, mas devolve dignidade, autonomia e qualidade de vida.

A persistência destes mitos leva a hesitação entre doentes, famílias e até profissionais de saúde. Combater este estigma exige informação clara e uma abordagem multidisciplinar que valorize o alívio do sofrimento em todas as suas dimensões. Mais do que um símbolo de fim-de-vida, a morfina deve ser reconhecida como uma ferramenta terapêutica transversal e indispensável.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

"Uma infraestrutura decisiva para o desenvolvimento da região” Ao longo dos anos sucederam-se...

A criatividade dos jovens esteve no centro do concurso nacional de curtas-metragens “Cria a tua...

Há uma geração que fez tudo o que lhe pediram. Estudou, qualificou-se, adaptou-se e acreditou que...

Lousada conquistou o 16.º campeonato de hóquei

Numa excelente demonstração de propaganda para o Hóquei em Campo, disputou-se neste domingo a...

Luís Pedro Ferreira reage à penalização em Mação

A corrida de Mação, no concelho de Santarém, continua a dar que falar no Campeonato Nacional de...

Há direitos que definem uma democracia. O direito de voto é um deles. A liberdade de expressão é...

“O Mundo Especial de Oliver”: livro infantil de Bruno Silva quer desmistificar o autismo e...

Há coisas tão presentes na nossa vida que deixámos simplesmente de olhar para elas. Os muros...

Sub15 do Lousada escorregou, mas não caiu

A equipa de sub-15 do Lousada está na luta pela subida ao Campeonato Nacional, o que seria um...

Espetáculo em Lustosa com quarta ronda do Nacional de Motocross

A freguesia de Lustosa recebeu no domingo, 31 de maio, a quarta ronda do Campeonato Nacional de...

Siga-nos nas redes sociais