por | 25 Jan, 2020 | Desporto, Grandes Louzadenses

LousadaBTT tem crescido ao longo dos anos

Estávamos no ano de 1999 quando dois começaram a andar de bicicleta apenas pelo prazer de pedalar e pela prática do exercício físico. Mas, um dia, a capa de uma revista de BTT estimulou a curiosidade de um deles, que decidiu explorar o seu conteúdo. Foi aí que iniciaram a conquista da serra e dos trilhos. Em pouco tempo, juntaram-se mais amigos e as manhãs de domingo passaram a ser diferentes, à descoberta de magníficos trilhos. As subidas e descidas mais ou menos radicais tornaram-se uma rotina agradável. Luís Miguel Marques era um desses amigos, que se deixou entusiasmar pela prática do BTT.


Entretanto, as bicicletas e os equipamentos foram melhorando, permitindo a participação em passeios organizados. Luís Marques esclarece que tinham curiosidade em saber como funcionavam este tipo de eventos. Para se identificarem, tiveram necessidade de criar um nome. Foi então que surgiu “Lousada BTT”, que passou a identificar as inscrições efetuadas pelo grupo de amigos nesses eventos.


Em setembro de 2005, foi fundado o clube de cicloturismo LousadaBTT, dando-se início à atividade em 2 de janeiro de 2006.
Luís Miguel Marques, um dos amigos dos passeios realizados nas manhãs de domingo e fundador do clube, é atualmente presidente da associação. Este lousadense considera que o trabalho realizado tem sido positivo e congratula-se com o facto de os lousadenses e a autarquia o reconhecerem. “Temos trazido muita gente a conhecer Lousada nas diversas atividades por nós realizadas”, sustenta.


Sede aberta e carrinha para servir os sócios


Vocacionado para a vertente de lazer e cicloturismo, o clube tem, ao longo dos ano a colaboração dos sócios. Os fundos angariados permitem-lhe manter uma sede aberta, alugada, e uma carrinha, ao serviço dos sócios.
Ao longo dos 15 anos de existência, o clube tem, com as atividades realizadas, estimulado a prática desportiva sem fins competitivos, como forma de lazer e convívio. “Conseguimos unir pessoas e chamar todos os anos novos elementos, o que é uma vitória”, salienta.


Manter o clube vivo e divulgar a prática do BTT, que tem no contacto com a natureza a sua força atrativa, continuam a ser os objetivos que norteiam esta associação. “Queremos convidar cada vez mais elementos para fazerem parte desta família e continuar a levar o nome Lousada por este país”, afirma o presidente.


Quanto às dificuldades, são as mesmas de todas as associações: os apoios, sempre escassos para fazer face aos projetos. Apesar de tudo, Luís diz que não se pode queixar dos apoios das entidades: “Sempre que solicitamos, somos atendidos”. Assim, vê um futuro “risonho”: “Temos pessoas para dar continuidade e com motivação para tal. O trabalho é coisa que não assusta os nossos sócios, que estão sempre prontos para ajudar para que as atividades que nos propomos todos os anos a realizar”.


Aos sócios, deixa uma mensagem de agradecimento: “Vocês sabem que são a mais-valia deste Clube. Tudo o que o LousadaBTT é deve-se ao vosso e nosso trabalho. Sejam felizes neste Clube”.


Às entidades públicas, pede que não deixem de apoiar o desporto, seja ele federado ou não: “Nem todos podem competir, mas todos temos o direito a fazer desporto”, realça. .


Luís Miguel Marques termina com um convite dirigido aos amantes da modalidade: “Apareçam, juntem-se a nós desfrutem das nossas paisagens! LousadaBTT sempre!”

1 Comment

  1. Observador

    Só é pena que não invistam numa vertente competitiva dentro do LousadaBTT.
    Há cada vez mais atletas no concelho que acabam por ter de ir para equipas de freguesias ou de “fora” para se poderem federar. Na minha opinião fazia todo o sentido o clube que tem o nome do concelho ter também uma equipa de comeptição.

    Reply

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Lousada ultrapassou os 50 mil habitantes, devido ao aumento da população estrangeira

Análise do jornal O Louzadense aos mais recentes dados provisórios e preliminares do Instituto...

Equipa de Shinkyokushin conquistou seis pódios

O WIBK Dojo Verdadeiro Espírito, do lousadense Paulo Rente Silva marcou presença no Torneio...

Atleta de Lousada convocada para Jogos do Eixo Atlântico

A jovem Daniela Pereira, natural da freguesia de Pias, em Lousada, foi convocada para integrar a...

"Talvez seja por isso que gosto tanto das nascentes. Porque, ao contrário dos rios, que toda a...

Campeões Nacionais de Natação Adaptada

Os atletas lousadenses do clube Lousada Século XXI estiveram em grande evidência no Campeonato...

A bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados, Paula Franco, foi uma das convidadas do...

Forte internacionalização do Inferno das Febras

O Inferno das Febras regressa ao Parque de Lazer e Merendas de Casais, em Lousada, nos dias 28 e...

O treinador penafidelense João Paulo Guedes Silvestre, de 36 anos, é referido por várias fontes...

Protocolo para projeto de turismo cultural assinado entre a CCDR-N e Vidas em Cena

A Associação Vidas em Cena, de Lousada, está entre as dez entidades culturais da Região Norte...

A celebração dos 100 anos dos Bombeiros Voluntários de Lousada constitui um momento de...

Siga-nos nas redes sociais