A CM de Lousada admite recorrer a providência cautelar para impedir o depósito de resíduos internacionais no aterro da RIMA

COMUNICADO DA CM DE LOUSADA

No dia 28 de Abril, imediatamente após ter tido conhecimento da situação relativa aos transportes de resíduos provenientes de Itália para o aterro da RIMA, a Câmara Municipal de Lousada, para além das diligências formais junto de todas as entidades competentes, solicitando esclarecimento sobre o processo em questão, nomeadamente se o mesmo se encontra devidamente licenciado e em que termos, a tipologia de resíduos, o modo de fiscalização e acompanhamento implementado e respetivas medidas de mitigação de externalidades, manifestou junto da empresa a sua veemente oposição ao processo, solicitando de imediato a suspensão dos transportes e da deposição dos resíduos. 

Hoje, contrariando essa solicitação, a empresa reiniciou os transportes e a deposição dos resíduos no seu aterro. 

Confrontada com este este facto, que repudia, a Câmara Municipal de Lousada informa o seguinte:

1. Apesar de ter sido publicamente anunciado pela Agência Portuguesa do Ambiente que os resíduos não são perigosos, encontramo-nos, desde a primeira hora, à procura de uma solução alternativa para estes resíduos de importação. A solução que identificamos passará pela sua valorização em unidades habilitadas para o efeito, situadas fora do concelho de Lousada, e não pela sua deposição no aterro da RIMA. Essa solução que foi por nós identificada carece ainda de decisão da administração dessa unidade de valorização, podendo ser publicamente anunciada no início da próxima semana.

2. Sendo favorável essa decisão, o problema ficará resolvido e esses resíduos serão encaminhados para valorização.

3. Mais se esclarece que se o problema não ficar resolvido nos próximos dias, a Câmara Municipal vai recorrer a todos os meios legais ao seu dispor para obstar a que esses resíduos continuem a ser depositados no aterro da RIMA, nomeadamente através da propositura de uma providência cautelar, sem prejuízo de outras formas de luta.

4. A Câmara Municipal de Lousada estará sempre ao lado dos Lousadenses e de toda a comunidade contra este tipo de práticas. Já manifestamos ao Ministério do Ambiente, à Agência Portuguesa do Ambiente e a outros organismos competentes a nossa oposição a este tipo de práticas e tudo faremos para combater esta situação.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Lousada ultrapassou os 50 mil habitantes, devido ao aumento da população estrangeira

Análise do jornal O Louzadense aos mais recentes dados provisórios e preliminares do Instituto...

Equipa de Shinkyokushin conquistou seis pódios

O WIBK Dojo Verdadeiro Espírito, do lousadense Paulo Rente Silva marcou presença no Torneio...

Atleta de Lousada convocada para Jogos do Eixo Atlântico

A jovem Daniela Pereira, natural da freguesia de Pias, em Lousada, foi convocada para integrar a...

"Talvez seja por isso que gosto tanto das nascentes. Porque, ao contrário dos rios, que toda a...

Campeões Nacionais de Natação Adaptada

Os atletas lousadenses do clube Lousada Século XXI estiveram em grande evidência no Campeonato...

A bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados, Paula Franco, foi uma das convidadas do...

Forte internacionalização do Inferno das Febras

O Inferno das Febras regressa ao Parque de Lazer e Merendas de Casais, em Lousada, nos dias 28 e...

O treinador penafidelense João Paulo Guedes Silvestre, de 36 anos, é referido por várias fontes...

Protocolo para projeto de turismo cultural assinado entre a CCDR-N e Vidas em Cena

A Associação Vidas em Cena, de Lousada, está entre as dez entidades culturais da Região Norte...

A celebração dos 100 anos dos Bombeiros Voluntários de Lousada constitui um momento de...

Siga-nos nas redes sociais