Câmara Municipal de Lousada aceita mais 500 toneladas de resíduos de Itália

COMUNICADO PSD LOUSADA

Hoje, na reunião do executivo da Câmara Municipal de Lousada, o presidente da Câmara, Pedro Machado, comunicou que o aterro da Rima irá receber, nos próximos dias, mais de 500 toneladas de resíduos provenientes de Itália, que estão armazenados no Porto de Leixões.

O autarca afirmou que a Câmara Municipal não se oporá porque os resíduos já estão em Portugal e não podem ser devolvidos a Itália.

Os vereadores do PSD, Leonel Vieira, Simão Ribeiro e Sandra Silva, discordaram da postura do presidente da Câmara, não aceitando que Lousada receba mais 500 toneladas de resíduos.

O Vereador Simão Ribeiro considerou que “a providência cautelar apresentada em Tribunal pela Câmara Municipal de Lousada para impedir mais depósitos de resíduos vindos de Itália não é para levar a sério. Trata-se apenas de uma manobra de diversão política para enganar a população, a partir do momento que o senhor presidente da Câmara aceita que a Rima continue a receber lixo de Itália”.

No decorrer da mesma reunião, foi aprovada a composição dos membros que vão integrar a Comissão Técnica Independente para analisar os resíduos depositados no aterro da Rima, comissão que foi proposta pelos vereadores do PSD e na qual estão dois representantes das Juntas de Freguesia, um da de Sousela e outro da União de Freguesias de Lustosa e Barrosas (Santo Estevão).

A propósito da Comissão Técnica, o Vereador Leonel Vieira reafirmou que “devem ser os membros da Comissão a decidirem quanto ao método de trabalho e qual o laboratório ou laboratórios a contratar para se realizarem as análises aos resíduos”. Acrescentou que, para tranquilidade das populações, se deve fazer não só análises aos resíduos provenientes de Itália, mas também aos restantes. E se forem detetados resíduos perigosos ou se os parâmetros máximos de alguns materiais perigosos tiverem sido ultrapassados, esses resíduos têm que ser removidos e o aterro encerrado”. O vereador esclareceu ainda que os resíduos perigosos, nocivos para a população e para o ambiente a que se referiu são “o arsénio, mercúrio, níquel, chumbo, antimónio, sulfatos, cloretos, cobre, zinco e muitos outros”.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

​Isabel Malheiro Almeida: 25 anos a dar voz à Justiça

Celebrar 25 anos de advocacia é assinalar um percurso de dedicação, coragem e compromisso com a...

O Perigo das Notícias Falsas

Nos dias que correm, as redes sociais e a internet fazem parte do dia a dia de quase todas as...

Resumo das sessões de capacitação do projeto + Literacia Digital para a Comunicação Social

= EM ATUALIZAÇÃO =O jornal O Louzadense deslocou-se aos quatro agrupamentos escolares de Lousada,...

A CDU tem vindo a alertar as entidades públicas do concelho de Lousada para a necessidade urgente...

Há plantas que alimentam. Há plantas que contam histórias. E depois há plantas, como o tremoço,...

Decorreu este fim de semana o VII Campeonato Nacional de «Bombeirinhos de Ferro», que é uma...

A CDU não pode deixar cair no esquecimento um problema que afeta diretamente a qualidade de vida...

PSD Lousada alerta para exclusão do Hospital Padre Américo do PTRR e critica falta de eficácia do projeto LINHAS

Lousada, 21 de maio de 2026 – O PSD Lousada, através da intervenção do seu representante Renato...

Professores Europeus em Lousada

Entre os dias 4 e 8 de maio de 2026, o Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca (AE Mário...

​A falta de civismo na deposição de lixo nos contentores é um problema visível em vários locais....

Siga-nos nas redes sociais