COMUNICADO PSD LOUSADA
Hoje, na reunião do executivo da Câmara Municipal de Lousada, o presidente da Câmara, Pedro Machado, comunicou que o aterro da Rima irá receber, nos próximos dias, mais de 500 toneladas de resíduos provenientes de Itália, que estão armazenados no Porto de Leixões.
O autarca afirmou que a Câmara Municipal não se oporá porque os resíduos já estão em Portugal e não podem ser devolvidos a Itália.
Os vereadores do PSD, Leonel Vieira, Simão Ribeiro e Sandra Silva, discordaram da postura do presidente da Câmara, não aceitando que Lousada receba mais 500 toneladas de resíduos.
O Vereador Simão Ribeiro considerou que “a providência cautelar apresentada em Tribunal pela Câmara Municipal de Lousada para impedir mais depósitos de resíduos vindos de Itália não é para levar a sério. Trata-se apenas de uma manobra de diversão política para enganar a população, a partir do momento que o senhor presidente da Câmara aceita que a Rima continue a receber lixo de Itália”.
No decorrer da mesma reunião, foi aprovada a composição dos membros que vão integrar a Comissão Técnica Independente para analisar os resíduos depositados no aterro da Rima, comissão que foi proposta pelos vereadores do PSD e na qual estão dois representantes das Juntas de Freguesia, um da de Sousela e outro da União de Freguesias de Lustosa e Barrosas (Santo Estevão).
A propósito da Comissão Técnica, o Vereador Leonel Vieira reafirmou que “devem ser os membros da Comissão a decidirem quanto ao método de trabalho e qual o laboratório ou laboratórios a contratar para se realizarem as análises aos resíduos”. Acrescentou que, para tranquilidade das populações, se deve fazer não só análises aos resíduos provenientes de Itália, mas também aos restantes. E se forem detetados resíduos perigosos ou se os parâmetros máximos de alguns materiais perigosos tiverem sido ultrapassados, esses resíduos têm que ser removidos e o aterro encerrado”. O vereador esclareceu ainda que os resíduos perigosos, nocivos para a população e para o ambiente a que se referiu são “o arsénio, mercúrio, níquel, chumbo, antimónio, sulfatos, cloretos, cobre, zinco e muitos outros”.
Comentários