por | 3 Abr, 2019 | Cultura, Sociedade

“Filosofia com Crianças” para alunos do 3.º ano

No Ano Municipal da Educação, assinalado pela autarquia, são vários os projetos que têm surgido, sendo um deles a “Filosofia com Crianças” (FcC), destinada aos alunos do 3.º ano do ensino básico.

O projeto teve início em outubro do Agrupamento de Escolas de Lousada, com orientação do Prof. Tomás Magalhães Carneiro e pela sua equipa, do Clube Filosófico do Porto.

A aposta nesta área deve-se ao facto desta disciplina inovadora apresentar, ao longo de várias décadas, com vários estudos que comprovam que, em articulação com as restantes disciplinas, melhorias nas competências verbais e argumentativas das crianças, ensinando-as a ouvir com atenção os seus colegas, a explicar com cuidado e clareza as suas ideias, a aceitar críticas e a saber criticar com respeito as ideias dos outros.

São ainda fatores associados ao sucesso da FcC as competências afetivas e cognitivas, como o respeito pelas ideias dos outros, a curiosidade, o pensamento crítico, rigoroso e cuidado. Por tudo isto a Filosofia com Crianças é, inclusive, uma proposta pedagógica aconselhada pela UNESCO.

Os temas do dia a dia são a base para as sessões de “Diálogo Filosófico” que, a partir de jogos, dinâmicas e histórias, pensarem e conversarem sobre temas como a família, a amizade, a diferença entre o amor e a amizade, o conhecimento do outro, as virtudes do diálogo, entre outros assuntos.

A ideia passa por abordar temas e também muitas as oportunidades para os alunos levarem algumas destas conversas da sala de aula com os seus amigos para casa com as suas famílias.

Projeto para pensar e discutir

As sessões iniciam-se com uma história, imagem ou até uma pergunta. Segue-se o incentivo à problematização e à discussão filosófica e, após a discussão, clarificam-se os conceitos, culminando na avaliação.

As sessões de Filosofia com Crianças enquadram-se no chamado paradigma socrático que atribui grande importância à aprendizagem cooperativa em “comunidade de investigação” através do diálogo entre os alunos. Segundo este paradigma todo o conteúdo das sessões deverá ser tratado pelos alunos, tendo o facilitador apenas a função de provocar e dirigir de uma forma subtil o questionamento.

A ação está a ser implementada em todas as turmas do 3º ano do 1º ciclo dos agrupamentos de escola de Lousada, Lousada Oeste e Dr. Mário Fonseca, e também junto dos alunos do ensino secundário do agrupamento de escolas de Lousada, uma vez por semana e com a duração de 60 minutos.

Pretende-se atingir 500 alunos por ano letivo, com um total de 1500 alunos em três anos, que se inserem na ação do Plano Integrado e Inovação de Combate ao Insucesso Escolar, da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, financiado pelo Norte 2020.

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