350 alunos experimentam profissões
A Câmara de Lousada promove a 8.ª edição do “Aprendiz por 1 dia”, um projeto de orientação escolar no âmbito do “Orienta-te e Segue” do Programa DICAS, para estudantes do 9.º ano, que tem como parceiros os agrupamentos de escolas.
Os jovens, durante um dia, podem acompanhar um profissional ao longo das suas funções diárias e participar nas tarefas quotidianas de um dia de trabalho, permitindo o contacto com o mundo real do mercado de trabalho numa área que vá de encontro às suas preferências. No local escolhido, poderão contactar com os profissionais, colocar questões e experienciar a área profissional do seu interesse.
O “Aprendiz por 1 Dia” tem inscritos cerca de 350 alunos, em 84 áreas profissionais, que vão ser recebidos em dezenas de entidades/instituições, entre 11 e 18 de abril.
Nesta edição mantém-se a procura elevada em áreas como medicina, veterinária, informática, direito, gestão de empresas, farmácia e forças de intervenção. Existe, no entanto, um aumento de solicitações em áreas técnicas como canalizador, carpinteiro, eletricista e auxiliar ação médica. Juntam-se outros interesses como bombeiro, cozinheiro, design gráfico, eletromecânica, equitação, fisioterapia, fotografia, gestão desportiva, guia turístico, hotelaria, instrutor de condução, lojista, piloto de aviões, realizador de cinema, repositor de supermercado, talhante, entre outros.
Projeto do Município para reduzir abandono escolar
O “Aprendiz por 1 dia” é um projeto de orientação vocacional dirigido a alunos do 9º ano de escolaridade, cujo objetivo é a redução do abandono precoce da escolaridade mínima obrigatória e uma orientação para a escola do futuro, numa perspetiva de prevenção do abandono e de incentivar a progressão escolar para a conclusão da escolaridade obrigatória.
Este projeto insere-se no Programa DICAS (Diversidade, Inclusão, Complexidade, Autonomia e Solidariedade) e é composto pelo “Orienta-te e Segue”, pelo Pré-SEA e pelo SEA (Sinalização, Encaminhamento e Acompanhamento).
Comentários