Lousada recebe a 19.ª edição do FOLIA – Festival Internacional de Artes do Espetáculo, que tem início no dia 25 de abril e se prolonga até 5 de maio.
O espetáculo de abertura tem como protagonista Fernando Tordo que vai interpretar “Fernando Tordo & Ary dos Santos: As Histórias das Canções”.
No dia 26, sexta-feira, a anfitriã, Jangada teatro, apresenta “A Fera Amansada”, uma das mais recentes produções da companhia residente em Lousada. Esta é uma farsa que gira à volta do cortejar de Petrúquio, um caçador de fortunas e Catarina, uma mulher temperamental.
Inserido nas Noites Acústicas, a noite de sábado, 27, conta com o espetáculo “Misfit”, dos The Legendary Tigerman.
No domingo, sobe ao palco “Hamlet”, da Companhia do Chapitô, um texto original de Shakespeare, passado na Dinamarca e que conta a história de como o Príncipe Hamlet tenta vingar a morte de seu pai, o Rei Hamlet.
No sábado e domingo o cinema volta a estar em destaque com o filme de Woody Allen, “Roda Gigante”, que conta com as participações de Kate Winslet, Jim Belushi, Juno Temple e Justin Timberlake. A iniciativa vai decorrer no Puro Flow, pelas 21h30, no sábado, e pelas 16h00, no domingo.
No dia 3, sexta-feira, a companhia Yellow Star apresenta o espetáculo “Faz-te Homem”, com a prestação de dois amigos de longa data que decidem debater a sempre polémica temática do papel do homem na nossa sociedade e as suas ramificações com tudo o que o rodeia, com tudo o que se mexe, nomeadamente as mulheres. A encenação é de Paulo Sousa Costa e a interpretação de João Didelet e António Machado.
No sábado, dia 4, “Óscar, El Niño dormido” é o nome da peça apresentada pela companhia El Espejo Negro. Esta é uma história de superação, amor e amizade. Com uma linguagem fresca e contemporânea é mostrado de forma positiva e didática os sintomas do coma, as suas consequências no corpo de uma criança e todos os cuidados médicos, amor e atenção de seus parentes, bem como, a complexa reabilitação a que Óscar será submetido depois de acordar de um longo período de sono de nove meses.
O último espetáculo do FOLIA19 é “BOCAge” pelo grupo Magiabrangente e vai ser apresentado no domingo, dia 5. O mote é o amor e as verdades e mentiras que são ditas. Rita Ribeiro, Ana Lúcia Magalhães e Alexandra Pato.
O FOLIA conta também com uma exposição, patente no átrio do Auditório Municipal, entre os dias 25 de abril e 4 de maio, intitulada “Logos e Morphe”, de Rodolfo Silva.
Neste seguimento vai realizar-se um Masterclass sobre cenografia pictórica e composição teatral com Rodolfo Silva no Auditório Municipal, no dia 25 de abril, tendo como destinatários alunos e profissionais das artes. A primeira ação te início marcado para as 10h00 e a segunda para as14h00.
Foliazinho de 9 a 11 de maio
Os mais novos tem o Foliazinho – Festival de Artes para a Infância e Juventude, que decorre de 9 a 11 de maio. Na quinta-feira, dia 9, é apresentado, para as escolas, “Entre estrelas e estrelinhas este mundo anda às voltinhas”, de Daniel Completo, José Fanha e Carlos Fiolhais. Sexta-feira, dia 10, também para o público escolar é apresentado o espetáculo “Os Piratas”, pela Caixa de Palco.
No sábado, pelas 21h30, “A Fada Oriana”, do Teatro do Bolhão, sobe ao palco do Auditório, encerrando o Foliazinho. Ambos os eventos são uma organização da Jangada Teatro e da Câmara Municipal de Lousada.
Comentários