NEUVILLE GANHA SUPER ESPECIAL DE LOUSADA
Um grande banho de multidão foi o cenário da Pista da Costilha, na passada sexta-feira. Os aficionados do desporto automóvel vieram de todo o país e de Espanha, principalmente da Galiza, para assistirem à Super Especial do Rally de Portugal 2019.
Ao contrário do que aconteceu nas últimas edições, em que esta prova era o arranque da competição, desta vez, foi a última etapa do primeiro dia de prova. Num dia de muito calor, o farnel e as arcas com bebidas desde cedo encheram as bancadas. O ambiente foi de grande festa, abrilhantada pela demonstração de perícia de Paulo Martinho e pelo som da DJ Lousadense Sara Santini. De salientar que teve lugar o troféu de clássicos, no arranque desta Euper Especial.
Nesta prova, Thiery Neuville sagrou-se vencedor, com 3,36 km. O belga da Hyundai cumpriu em 2.38,5 m. O hexacampeão do Mundo Sébastien Ogier (Citroën C3 WRC) ocupou a segunda posição, a apenas 0,9 s. do primeiro.
Apesar de 3.º no Circuito de Lousada, Ott Tanak ocupava a liderança do rali… Em Toyota Yaris WRC, assumiu o comando da prova na 2.ª especial e acabou o dia com menos 17,3 s do que companheiro de equipa, Jari-Matti Latvala. Em 3.º lugar, outro Toyota, com Kris Meeke aos comandos, a 22,8 s do comandante da prova.
Armindo Araújo, em Hyundai i20 R5, foi o melhor português, conseguindo a 22.ª na classificação geral, a 5.45,6 m de Ott Tänak, piloto que estava a dois pontos apenas do WRC, Sébastien Ogier, que procurava a 6.ª vitória em Portugal.
OTT TÄNAK CONQUISTA PRIMEIRA VITÓRIA EM PORTUGAL
O final de prova foi realmente dramático e emocionante, com as reviravoltas de adrenalina típicas destas competições. Houve mesmo três despistes, duas desistências. Sébastien Loeb também deu um toque, danificando a roda traseira esquerda do Hyundai. O piloto chegou ao fim do troço, mas acabaria por desistir na assistência.
Sébastien Ogier foi então o mais rápido na Power Stage e com esses pontos garantiu a manutenção da liderança no Campeonato do Mundo, um «presente envenenado», já que assim vai ter de voltar a abrir a estrada na Sardenha, onde esse facto é ainda mais penalizante do que em Portugal.
Ott Tänak foi apenas o terceiro na Power Stage, mas fê-lo intencionalmente, reconhecendo que travou “nos últimos metros, porque” sabia que assim “Ogier lideraria o Campeonato” e não ele. Mas venceu o Rally de forma brilhante, oferecendo também à Toyota o primeiro triunfo num Rally de Portugal pontuável para o Mundial desde 1994, então com o Celica Turbo 4WD de Juha Kakkkunen. O estónio averbou desta forma o terceiro triunfo da época e é o piloto mais bem-sucedido nesse particular.
Thierry Neuville foi segundo, na prova e na Power Stage, pelo que no pódio do Campeonato se manteve tudo na mesma, apenas com alterações nas diferenças pontuais: Ogier é primeiro, com 142 pontos; Tänak, segundo, com 140; e Neuville, terceiro, com 132.

Entre os portugueses, Armindo Araújo foi o melhor (16.º), encerrando esta 53.ª edição com um triunfo para o campeonato nacional, que lhe permitiu subir ao segundo posto da geral liderada por Ricardo Teodósio, com um espírito de “missão cumprida”.
As reações…
Jorge Simão – Clube Automóvel de Lousada
“Foi um novo registo. Penso que este ano batemos todos os recordes, a nível de público. O dia portou-se muito bem, a pista também está ótima. Acho que foi um registo muito bom.
Com o tempo que esteve, foi um pouco mais difícil, pois, a nível de público, comete-se alguns excessos nas bancadas e foi preciso haver um controlo maior por parte das forças de segurança, que fizeram um grande trabalho. Mas penso que as coisas correram bem.
Ser na sexta-feira, véspera de fim de semana, acabou por favorecer esta edição. Os nossos patrocinadores, os nossos amigos e os nossos colaboradores estão todos de parabéns e o CAL também, pois provou mais uma vez que está à altura de realizar qualquer evento”.
Carlos Barbosa – Presidente do Automóvel Clube de Portugal
“Continua a ser uma festa. Basta ver a quantidade de público que está aqui atrás. Lousada é uma referência no Rally de Portugal desde o primeiro ano em que viemos para o Norte. Estou muito contente por estar aqui e sermos sempre tão bem recebidos em Lousada por este público fantástico e por toda a comunidade de Lousada.
Os grandes vencedores de hoje são os vendedores de protetores solares porque está um calor e um sol fantásticos. Tivemos muita sorte com o tempo. Estou muito contente com tudo. Queira Lousada receber-nos e cá estaremos com muito gosto.”
Pedro Machado
João Paulo Rebelo – Secretário de Estado do Desporto e da Juventude
Eu diria que é essencial continuarmos a fazer todos o que temos que fazer para continuarmos a ter o Rally de Portugal.”
Luís Pedro Martins – Presidente Turismo Porto e Norte
“É muito saudável o que está a acontecer entre a região Norte e Centro. Felizmente, entre entidades de turismo também nos damos bastante bem, mas nessa competição queremos ganhar e dizer que o santuário do rally é no Norte do país. Segundo a FIA e ACP, é no Norte que está o maior número de aficionados. É um evento que traz grande retorno económico à região e também traz grande comunicação, uma vez que é divulgado em mais de 160 países. É um evento que ajuda a fidelizar aqueles que por aqui passam e vão querer repetir o destino, mas para passear e, quando forem para os seus países de origem, vão recomendar esta região. Ou seja, são razões de sobra para apoiarmos de alma e coração este Rally de Portugal e querermos que este rally continue em Portugal.
É a primeira vez que venho assistir a esta prova a Lousada e, sendo eu presidente desta entidade e tendo este grande evento como estratégico para a promoção da região, fico bastante feliz por chegar a Lousada e ver tanta gente e ter-me cruzado com tantos estrangeiros, o que é bom sinal, porque vão de certeza recomendar o território e querer repetir.
Quero aproveitar a ocasião para felicitar o município de Lousada e o seu presidente, Pedro Machado, por ter apostado e mantido firme o rally no Norte de Portugal. Da minha parte, continuarei a lutar pelo mesmo e tenho um excelente parceiro com o mesmo objetivo. Por isso, estamos todos de parabéns.”
Comentários